Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de ansiedade patológica, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o globo enfrentam a ansiedade, segundo dados fornecidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). E o Brasil é o país mais afetado pelo transtorno: aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica, segundo a Organização Mundial da Saúde apontou em 2019.
O que é crise de ansiedade?
A crise de ansiedade é uma ocorrência abrupta de intensa aflição ou ansiedade, acompanhada por manifestações físicas decorrentes de uma percepção fictícia de ameaça, na ausência de qualquer perigo iminente.
Todas as pessoas estão suscetíveis a passar por crises de ansiedade em certos momentos de suas vidas, especialmente durante ou após situações estressantes, como um acidente de trânsito ou um conflito no local de trabalho. As crises tendem a ocorrer com maior frequência em indivíduos que possuem tendências ansiosas.
Quem INVENTOU o CHÁ?
Quais são os sintomas de crise de ansiedade?
- Dores no peito;
- Coração acelerado;
- Hiperventilação;
- Desconfortos estomacais, como náusea ou dores;
- Enxaquecas;
- Tremores;
- Suor excessivo;
- Formigamento nos membros, principalmente nos dedos das mãos e dos pés;
- Sensação de desmaio;
- Fala acelerada.
Chás para ansiedade e nervosismo
Chá de flor de maracujá
A flor do maracujá pode ajudar a reduzir a ansiedade leve, além de aliviar os sintomas da depressão, e da TPM e reduzir os níveis de nervosismo e irritação. O chá tem um efeito sedativo leve que funciona como calmante e aumenta a capacidade de concentração.
Como preparar?
- Ferva 1 xícara de água
- Em seguida, despeje a água fervida e adicione as flores de maracujá
- Deixe descansar por 5 minutos, coloque açúcar a gosto e sirva morno
Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira tem um cheiro ligeiramente adocicado e cítrico e é usada, normalmente, como medicamento antiviral e antibacteriano. A planta também é usada para aliviar os sintomas de ansiedade e insônia.
Como preparar?
- Coloque água quente em uma xícara e a erva e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos
- Use uma colher de sopa da erva (em média 5 g) ou o saquinho pronto
- Depois é só beber
Chá de camomila
A erva suave, rica em apigenina tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais. A camomila possui nutrientes que proporcionam efeito tranquilizante.
Como preparar?
- Despeje água fervente na erva, abafe e deixe em infusão por sete ou oito minutos
- Depois é só coar e beber
Também é possível encontrar os saquinhos de chá prontos.
Chá de lavanda
A lavanda funciona como um chá calmante muito eficiente, além de combater a queda de cabelo, estresse e melhorar a cicatrização de lesões na pele e dores de cabeça.
Como preparar?
O chá de lavanda é feito através da infusão.
- Coloque uma colher da erva em uma xícara de 250 ml de água e deixe por alguns minutos
- Depois é só beber