O óleo essencial de cúrcuma, também conhecido como óleo de açafrão, é um produto derivado da planta de cúrcuma, muito utilizada na culinária e medicina tradicional na Ásia.
Esse óleo é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.
Além disso, ele ainda tem a capacidade de melhorar a digestão e ajudar na gastrite, ictérica e náusea.
Nesta matéria, vamos apresentar os principais benefícios do óleo de cúrcuma e como usar. Veja agora!
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE CÚRCUMA?
Redução da inflamação
Assim como informado no início da matéria, o óleo de cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias. Assim, ele ajuda a reduzir a inflamação no corpo, o que pode prevenir ou tratar uma série de doenças.
Proteção cardiovascular
O consumo de açafrão é conhecido por ter propriedades que ajudam a proteger o coração. O óleo essencial de cúrcuma pode ajudar a potencializar esses efeitos.
Alívio da dor
O óleo de cúrcuma tem propriedades analgésicas que ajudam no alívio da dor e inflamação em todo o corpo, incluindo dores de cabeça, cólica menstrual e dores nas costas.
Melhora a digestão
Por fim, o óleo de cúrcuma pode ajudar a estimular a produção de enzimas digestivas, auxiliando a digestão e prevenindo problemas como refluxo e gases.
COMO USAR O ÓLEO DE CÚRCUMA?
Massagem
Adicione 4 ou 5 gotas do óleo de cúrcuma a um óleo carreador, como o óleo de coco, e aplique sobre a pele, fazendo uma massagem suave. Isso pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
Inalação
Adicione 2 gotas de óleo essencial de cúrcuma a um copo de água quente ou a um difusor e respire profundamente. Isso pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse.
Cuidados com a pele
Adicione algumas gotas de óleo essencial de cúrcuma a um óleo carreador para ajudar a tratar problemas como acne, micose e outros problemas fúngicos de pele.
Banho
Adicione 10 gotas de óleo essencial de cúrcuma a um banho quente de banheira ou 4 gotas no canto do banheiro que não caia água para aproveitar seus benefícios, principalmente calmantes.