Uma das frutas mais consumidas do Brasil, o abacaxi (Ananas comosus) é um símbolo das regiões tropicais e subtropicais, muito apreciado em todo o mundo, tanto in natura quanto no preparo de inúmeras receitas, doces e salgadas.
O abacaxi é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que significa que sua digestão e absorção de açúcar no organismo ocorrem de forma mais lenta, evitando picos repentinos nos níveis de glicose no sangue. É válido lembrar que manter a glicemia dentro dos limites aceitáveis é algo bastante importante para quem tem diabetes.
INDÍCE GLICÊMICO DO ABACAXI
O índice glicêmico do abacaxi é considerado moderado, variando em torno de 66. Isso significa que o consumo de abacaxi não deve causar grandes aumentos nos níveis de açúcar no sangue, mas é sempre bom buscar um médico ou responsável para sua saúde.
Uma dica importante ao preparar o abacaxi é optar por consumi-lo fresco e evitar versões enlatadas ou em calda, que geralmente possuem adição de açúcar.
Veja benefícios do ABACAXI para saúde do corpo e em diabéticos:
- A bromelina é um composto com ação proteolítica, ou seja, tem a capacidade de quebrar as moléculas de proteínas.
- As fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos, contribuindo para o controle da glicemia.
- As fibras insolúveis do abacaxi, encontradas em maior parte na sua casca, também comestível, passam intactas pelo trato gastrointestinal, por isso são conhecidas por melhorar o trânsito intestinal.
- A bromelina age como um anticoagulante natural, auxiliando a remoção de placas nas artérias.
- Melhoram a aparência e saúde da pele, que também é um órgão. Basta começar a comer mais frutas e a aparência da pele fica outra.