A Tireoidite de Hashimoto é um distúrbio autoimune que compromete a glândula tireoide, que está localizada na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão com o formato de borboleta.
Essa glândula é responsável por produzir hormônios auxiliadores na regularização de muitas funções do corpo humano.
Tireoidite de Hashimoto, também denominada tireoidite crônica, é uma doença autoimune, que leva à destruição progressiva das células da tireoide.
A doença recebeu esse nome devido ao cientista Hashimoto, que foi quem a descreveu pela primeira vez.
O QUE CAUSA TIREOIDITE DE HASHIMOTO?
Não se sabe exatamente, mas há alguns fatores que contribuem, como os fatores genéticos, ou seja, é mais comum alguém que tenha doenças autoimunes da tireoide na família apresentar a tireoidite de Hashimoto, do que alguém que não tenha a doença na família.
Outro fator é o excesso de ingestão de iodo, que parece levar a alterações que fazem com que a tireoide não seja reconhecida pelo sistema imunológico e seja atacada pelo sistema de defesa.
Mas, atenção: não se deve evitar o iodo na alimentação, por ser essencial para o funcionamento normal da tireoide. O que se deve é evitar os excessos, como, por exemplo, ingerir suplementos com iodo, a não ser em casos de recomendação médica, que são muito específicos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TIREOIDITE DE HASHIMOTO?
A tireoidite de Hashimoto, por si só, não causa sintomas, mas como ela costuma destruir progressivamente as células tireoidianas, o que pode levar anos, chega um momento em que resta pouco tecido funcionante, e a pessoa pode desenvolver o hipotireoidismo.
O hipotireoidismo acontece quando a tireoide não consegue mais produzir a quantidade de hormônios tireoidianos necessária para o organismo funcionar bem. Quando o hipotireoidismo se instala, podem aparecer sintomas e sinais, como:
- Cansaço;
- Pouca disposição para o trabalho;
- Sono excessivo;
- Intestino preso;
- Pele seca;
- Unhas fracas;
- Esquecimento;
- Voz rouca.
Atenção: esses sintomas são comuns a muitas doenças e tendem a acontecer quando o hipotireoidismo já está avançado. Se você apresentar algum desses sinais, deve conversar com o seu médico para uma avaliação adequada.