Alguns alimentos consumidos de forma exagerada podem causar alguns problemas de saúde, como a pressão alta. Mas sabemos que outros podem auxiliar na prevenção ou até mesmo no tratamento de doenças.
Veja nesta matéria:
- O que causa a pressão alta;
- Sintomas da pressão alta;
- Quais frutas reduzem a pressão alta.
O QUE CAUSA A PRESSÃO ALTA?
De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde, a pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, é uma doença que ataca principalmente os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro, os olhos e também pode afetar os rins, causando paralização no órgão.
A hipertensão é causada quando a pressão do sangue se mantém com frequência acima de 140 por 90 mmHg. Segundo informações do Ministério da Saúde, 90% dos casos da doença são herdados dos pais. Porém, existem outros fatores que podem causar a doença.
Confira quais as principais causas da hipertensão:
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcóolicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Consumo elevado de sal;
- Colesterol alto;
- Sedentarismo.
A doença acontece com maior frequência em pessoas de pele negra, com mais de 50 anos idade. A hipertensão também é comum em pessoas diagnosticadas com diabetes.
SINTOMAS DA PRESSÃO ALTA
Os principais sinais e sintomas da hipertensão acontecem normalmente quando a pressão sobe muito mais do que o normal. Confira quais são os principais sintomas:
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Zumbido no ouvido;
- Fraqueza;
- Visão embaçada;
- Sangramento nasal.
QUAIS FRUTAS REDUZEM A PRESSÃO ALTA?
A ingestão de alguns alimentos podem auxiliar na prevenção ou até mesmo no tratamento de algumas doenças. Desta forma, algumas frutas podem ser importantes para o controle da pressão alta, sendo essenciais para a dieta de pessoas que sofrem de hipertensão.
Confira quais frutas podem ajudar a controlar a hipertensão:
Limão:
Segundo informações do blog Vitat, um dos principais benefícios do limão é a vasodilatação, que facilita a circulação do sangue, auxiliando no controle da pressão arterial.
Uva:
A uva é rica em antioxidantes, anti-inflamatórios e potássio, substâncias que auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos e no controle da pressão arterial.
Cacau:
O cacau também é uma fruta rica em anti-inflamatórios e antioxidantes, sendo um aliado no combate à pressão alta. É recomendado que pessoas com hipertensão consumam até 40g de chocolate ou duas colheres de cacau em pó por dia.
Romã:
A romã não é uma fruta encontrada comumente, mas, segundo informações do blog Vitat, o consumo de até 150 ml do suco da fruta pode reduzir em duas semanas os níveis da pressão alta, devido aos antioxidantes presentes na fruta.
Melancia:
A melancia é rica em potássio, magnésio, vitamina A e L-citrulina, substâncias que ajudam no controle da hipertensão. Porém, é importante que o consumo da fruta não seja exagerado, pois pode elevar os níveis de glicemia no organismo.
Vale lembrar que esta é uma matéria informativa. Nenhuma fruta é milagrosa. Desta forma, é importante ficar atento, pois, caso os níveis de hipertensão estejam elevados, é importante buscar ajuda de um médico especialista ou de um nutricionista.