O chocolate não escapa da lista de comidas preferidas de muitas pessoas. E muitas delas, ao aderirem dietas, se privam do alimento produzido a partir do cacau.
No entanto, o chocolate tem vários benefícios e pode continuar na dieta de forma saudável, se o indivíduo souber quando e qual melhor chocolate comer, para usufruir da melhor maneira os nutrientes e gorduras encontradas nele.
>> Saiba como fazer brigadeiro fit com whey de chocolate
Como incorporar o chocolate de forma saudável em uma dieta?
Para fazer uma escolha consciente e saudável ao consumir chocolate, é importante considerar a concentração de cacau, a qual pode variar de uma variedade para outra. Chocolates com maior teor de cacau, como o chocolate amargo e meio amargo, proporcionam maiores benefícios para a saúde.
Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e palestrante, o consumo regular de cacau pode proporcionar muitos benefícios à saúde, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
"O cacau possui um alto teor de flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes. O ideal é consumir o chocolate em uma proporção adequada para obter os benefícios, que seria 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadrados", acrescenta Fernanda.
Quais são os benefícios do chocolate?
Ainda de acordo com a nutricionista Fernanda Larralde, o consumo regular de cacau pode proporcionar os seguintes benefícios à saúde:
- Ajudar a melhorar o humor;
- Ajudar a circulação sanguínea;
- Regular o açúcar no sangue
- Proteger o coração.