Faustão retornou à internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após passar por um transplante de coração.
Em resposta à ampla divulgação dessa notícia, a instituição médica emitiu um boletim médico nesta quarta-feira, 20 de setembro, para fornecer informações atualizadas sobre o estado de saúde atual do apresentador.
Conforme o comunicado, Fausto Silva foi admitido no hospital na última segunda-feira (18), para submeter-se a exames de rotina após seu transplante cardíaco.
Nesta sexta-feira (22), em entrevista a Splash UOL, o médico Fernando Bacal, cardiologista do Faustão, afirma que a recuperação do apresentador é "bem positiva" após a realização do transplante de coração.
A nota, assinada pelos médicos Fernando Bacal, Fábio Antônio Gaiotto e Miguel Cendoroglo Neto, esclarece que esses exames fazem parte do protocolo padrão, visando avaliar o desempenho do coração e identificar possíveis sinais de rejeição.
TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
Faustão recebeu alta no dia 27 de agosto. O Hospital Albert Einstein, assim que recebeu o coração para o transplante do apresentador Fausto Silva, operou o apresentador no mesmo dia.
O Ministério da Saúde emitiu uma nota que detalha as razões da prioridade de Faustão para o transplante cardíaco.
Veja nota do Ministério da Saúde:
"Neste domingo, mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados" disse a pasta do governo federal.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a lista para transplantes é única, valendo tanto para pacientes do SUS, quanto para os da rede privada.
O funcionamento da lista de espera por um órgão é por ordem cronológica de cadastro, ou seja, por ordem de chegada. São analisados, também, outros critérios como os de compatibilidade, gravidade do caso e o tipo sanguíneo do doador.
VEJA O QUE DISSE FAUSTÃO APÓS CIRURGIA
Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo.
Fausto Silva
Fausto Silva deu sua primeira entrevista após o transplante de coração no domingo (27) para o colunista do Splash UOL, confira:
"Pode perguntar o que quiser. Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu.", disse Faustão.
Fausto elogiou diversas vezes o trabalho dos médicos e ressaltou a importância da conscientização da doação de órgãos "O meu primeiro pensamento foi: eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo", afirmou Faustão.
FAUSTÃO faz PRONUNCIAMENTO pela primeira vez após TRANSPLANTE
O apresentador também agradece ao SUS e ressalta a importância da valorização do sistema público de saúde brasileiro "Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que eu fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão", finalizou Fausto Silva.
-
COMO ESTÁ A SAÚDE DO FAUSTÃO? Apresentador terá que fazer um TRANSPLANTE NO CORAÇÃO; saiba as últimas notícias de hoje (21) -
Faustão em luta contra a insuficiência cardíaca: saiba as últimas notícias de seu estado de saúde -
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ESTADO DE SAÚDE FAUSTÃO HOJE (21): Saiba NOTÍCIAS sobre CIRURGIA CARDÍACA de FAUSTÃO
FAUSTÃO É PRIORIDADE NA FILA DE ESPERA DO SUS?
No processo de transplante, Faustão teve que se inscrever em uma lista de espera exclusiva, organizada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Essa lista abrange pacientes tanto da rede pública quanto da rede privada de saúde.
Na fila de espera, o ex-apresentador da TV Globo estava na segunda posição, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Utilizando o sistema informatizado de gerenciamento do sistema de transplantes estadual, 12 pacientes cumpriam os critérios necessários.
Dentro desse grupo, quatro pacientes possuíam prioridade, e Faustão estava na segunda colocação nessa seleção.
A equipe médica responsável pelo paciente em primeiro lugar na lista de espera optou por não aceitar o órgão.
O QUE ACONTECEU COM FAUSTÃO?
O quadro que Fausto silva apresenta é de insuficiência cardíaca. O termo é apropriado quando o coração não está bombeando sangue suficiente para o corpo.
Por este motivo, o sangue se acumula em várias regiões do corpo como nos pulmões e em outros tecidos.
Falta de ar; Fadiga; Confusão mental; Tosse recorrente e ritmo cardíaco incomum são sintomas da insuficiência cardíaca.