A semana marcada pelo Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado em 29 de outubro, conta com ações educativas, para o público em geral, no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.
O Hospital da Restauração é uma das unidades de referência, em Pernambuco, para o tratamento do AVC isquêmico. Na Emergência Clínica da instituição funciona a Unidade de Acidente Vascular Cerebral, que em 2023 completa dez anos de atividade.
O principal tratamento feito no HR é a trombólise, procedimento que faz parte do protocolo padrão para os casos de AVC agudo. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.
Em 2022, o número de pacientes submetidos à trombólise no HR foi de 130. Neste ano, entre janeiro e setembro, 223 pacientes passaram pelo procedimento na Unidade de AVC.
A programação de conscientização sobre a doença começa nesta quarta-feira (25) e vai até o domingo (29), quando estudantes farão uma mobilização em três locais movimentados da cidade, a fim de chamar a atenção sobre os cuidados para evitar o AVC.
O primeiro dia de atividades, quarta (25), começou com uma aula para os residentes de staffs dos setores de neurologia/radiologia e neurointervenção do HR. A explanação foi feita pela médica neurologista Ana Dolores.
Ainda nesta quarta-feira e na quinta-feira (26/10), no hall do elevador social do HR, residentes de enfermagem e nutrição abordam quem quiser aferir a pressão arterial, verificar o peso e a circunferência abdominal, que são marcadores importantes relacionados a alterações cardiovasculares. Eles também distribuem panfletos educativos com orientações sobre como prevenir a doença.
Paralelamente à ação para os funcionários, estudantes das Ligas de Neurologia de várias faculdades de medicina fazem abordagens aos pacientes e acompanhantes, no ambulatório do HR, com oferta dos mesmos serviços (aferição da pressão arterial, verificação do peso e da circunferência abdominal).
No último dia da programação, domingo (29), estudantes de medicina e profissionais da Unidade de AVC do HR estarão, entre 8h e 11h, no Marco Zero (Bairro do Recife), Jaqueira (Zona Norte) e Segundo Jardim de Boa Viagem (Zona Sul). Eles entregarão panfletos da campanha deste ano e orientarão os pedestres sobre atitudes e hábitos capazes de evitar o acidente vascular cerebral (AVC).
AVC ISQUÊMICO E HEMORRÁGICO
O acidente vascular cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, o que provoca a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
O AVC acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Dessa forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.
Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:
- AVC hemorrágico
Ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral e provoca hemorragia.
Essa hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge.
O AVC hemorrágico é responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.
- AVC isquêmico
Ocorre quando há obstrução de uma artéria, o que impede a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo.
Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).
O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.