O diabetes é uma condição metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, geralmente devido à deficiência na produção ou na ação da insulina.
O diagnóstico do diabetes geralmente envolve a medição dos níveis de glicose no sangue. O controle adequado é crucial para evitar complicações como doenças cardiovasculares, danos nos nervos, problemas renais e oculares.
Isso faz com que o diabetes seja uma condição complexa que requer uma abordagem integrada, envolvendo cuidados médicos, mudanças no estilo de vida e suporte emocional.
Mas será que é possível conseguir aposentadoria por ter diabetes? Entenda mais a seguir.
DIABETES DÁ O DIREITO DE SE APOSENTAR?
Em muitos países, incluindo o Brasil, o diabetes não é automaticamente considerado uma condição que concede o direito à aposentadoria.
No entanto, se o diabetes resultar em incapacidade permanente para o trabalho, pode ser possível obter uma aposentadoria por invalidez.
Ou seja, o INSS não aposenta ninguém por apenas possuir diabetes, mas o que pode dar direito aos benefícios previdenciários são as complicações causadas pela doença.
No Brasil, para se qualificar para a aposentadoria por invalidez devido ao diabetes, é necessário passar por avaliação médica e perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa avaliação determinará se a condição é de fato incapacitante para o trabalho de forma permanente.
Algumas condições específicas do diabetes, como complicações graves que afetam a capacidade de trabalho, podem ser consideradas para a concessão da aposentadoria por invalidez.
Vale ressaltar que o processo é regido por normas específicas e requer evidências médicas sólidas para comprovar a incapacidade.
O auxílio-doença é outro benefício que diabéticos podem ter direito. O auxílio-doença é o benefício pago ao segurado que está incapacitado temporariamente para o trabalho, devido a qualquer tipo de doença, acidente ou lesão.
SINTOMAS GLICOSE ALTA E DIABETES
Os sintomas de diabetes são diferentes para cada paciente, mas alguns sinais devem ser observados, como:
- fome frequente;
- sede constante;
- formigamento nos pés e mãos;
- vontade de urinar diversas vezes;
- infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- feridas que demoram para cicatrizar;
- visão turva.
REMÉDIOS CASEIROS PARA GLICOSE ALTA E DIABETES
Para controlar quadros de hiperglicemia, é necessário uma dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos.
Para alguns pacientes, principalmente diabéticos ou pré-diabéticos, o uso de medicamentos pode ser recomendado.
Vale lembrar que apenas um profissional da saúde especializado pode indicar o melhor tratamento para cada caso.
Dicas para diminuir glicose alta
- praticar atividades físicas;
- manter alimentação saudável;
- estabelecer horário para refeições;
- evitar consumo de açúcar;
- evitar álcool e tabaco;
- aumentar ingestão de fibras.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de diabetes ou glicose alta, procure um médico para investigação e início de tratamento.
Com informações do portal do Ministério da Saúde e JusBrasil.