Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
SAÚDE

Dieta para glicose alta: veja alimentos que baixam glicemia alta

A atenção à alimentação é um dos passos fundamentais no controle da glicose alta

Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 19/01/2024 às 6:47
Fatores de risco que aumentam a chance de desenvolver diabetes tipo 2. Alguns deles podem ser reduzidos por hábitos alimentares saudáveis e atividade física
Fatores de risco que aumentam a chance de desenvolver diabetes tipo 2. Alguns deles podem ser reduzidos por hábitos alimentares saudáveis e atividade física - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Ter uma dieta balanceada é um dos fundamentos para que os níveis glicose no sangue estejam normais. Faça suas escolhas e adicione à sua dieta diária um ou mais dos 10 alimentos que não apenas reduzem a taxa de glicose, mas também proporcionam inúmeros benefícios para a mente e o corpo.

Esta abordagem é a melhor maneira de evitar medicamentos e até suplementos ditos naturais, os quais podem apresentar efeitos colaterais dependendo da resposta de cada organismo. Veja abaixo os alimentos.

DIETA PARA GLICOSE ALTA

BRÓCOLIS

Consumir brócolis, picado ou moído, é aconselhável para evitar a reação entre o composto glucosinolato e a enzima mirosinase. O suco de brócolis exerce efeito antidiabético, aumentando a sensibilidade à insulina e reduzindo o excesso de açúcar no sangue, além dos marcadores de estresse oxidativo.

FRUTOS DO MAR

Peixes e mariscos, fontes de proteína, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes, são indicados para reduzir a taxa de açúcar no sangue. Esses alimentos retardam a digestão, evitando picos de açúcar após as refeições e equilibrando a perda excessiva de gordura corporal.

ABÓBORA

A abóbora, incluindo suas sementes, é um poderoso antioxidante e um remédio natural para diabéticos em locais como México e Irã. Rica em carboidratos polissacarídeos, desempenha papel crucial no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

AMENDOIM E AMÊNDOAS

Estudo com voluntários diabéticos tipo 2 mostrou que o consumo diário de amendoins e amêndoas pode complementar uma dieta pobre em carboidratos, reduzindo o açúcar no sangue em jejum ou pós-refeição, o mesmo aplicando-se a nozes e sua manteiga.

QUIABO

Fonte de compostos, polissacarídeos e antioxidantes como flavonoides, o quiabo é um redutor eficaz de açúcar na corrente sanguínea. Na Turquia, a semente de quiabo é considerada um poderoso remédio contra diversas doenças.

LINHAÇA

Sementes de linhaça, ricas em fibras e gorduras saudáveis, combatem o diabetes tipo 2. Em experimento, o consumo diário de 200 gramas de iogurte com 30 gramas de sementes de linhaça reduziu os níveis de açúcar no sangue em comparação com o consumo de iogurte comum.

FEIJÕES

Ricos em nutrientes, magnésio, fibras e proteínas, feijões ajudam a retardar a digestão, melhorando a resposta do açúcar no sangue após as refeições. Experimento mostrou que feijão preto e grão-de-bico reduziram os níveis de açúcar no sangue em comparação com quem consumiu apenas arroz.

CHIA

O consumo diário de sementes de chia demonstrou redução do açúcar no sangue devido à melhora da sensibilidade à insulina, dificultando o desenvolvimento do diabetes.

ABACATE

Rico em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais, o abacate reduz o açúcar na corrente sanguínea e protege contra o desenvolvimento da síndrome metabólica.

AVEIA

Farelo de aveia, rico em fibras solúveis, contribui significativamente para a redução do nível de açúcar no sangue, melhorando a digestão quando adicionado a diversas preparações alimentares.

Fonte: Greenco

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS