A canela, uma especiaria derivada da casca de diversas árvores do gênero Cinnamomum, não só adiciona sabor a pratos doces e salgados, mas também oferece benefícios pouco conhecidos para aqueles em risco de desenvolver diabetes, de acordo com uma nova pesquisa.
Abaixo, entenda como a canela pode ser uma aliada no controle glicêmico daqueles que têm diabetes.
A pesquisa
Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o estudo descobriu que a canela está ligada à redução dos níveis de açúcar no sangue. O experimento incluiu 18 participantes com sobrepeso ou obesidade em um ensaio randomizado.
Durante duas semanas, os participantes seguiram uma dieta com baixo teor de polifenóis, substâncias com propriedades antioxidantes, antivirais e cicatrizantes. Metade deles recebeu suplementos diários de 4 gramas de canela, enquanto o grupo controle recebeu carboidratos simples.
Na segunda fase, os grupos foram invertidos. Os resultados, medidos usando um glicosímetro para monitorar continuamente os níveis de glicose no sangue, mostraram que aqueles que tomaram canela apresentaram níveis e picos de glicose mais baixos do que o grupo controle.
Apesar das conclusões positivas, alguns especialistas expressaram preocupações sobre o uso do carboidrato maltodextrina no grupo controle, sugerindo que poderia distorcer os resultados. Eles enfatizaram a necessidade de mais pesquisas com placebos que não afetem os níveis de açúcar no sangue.
Benefícios da canela
Além de seus efeitos no açúcar no sangue, a canela é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Estudos anteriores sugeriram sua relação com a prevenção de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Graças à presença de cinamaldeído, um composto que aumenta o metabolismo e melhora a concentração, a canela também pode impulsionar a energia física e mental, além de promover a queima de gordura corporal.
*Com informações de Metrópoles