Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Saúde

Picada do mosquito da dengue só durante o dia? Aedes aegypti consegue subir elevador? Veja 10 mitos e verdades sobre a dengue

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado.

Cadastrado por

Luana Simões

Publicado em 11/03/2024 às 10:21 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:31
Número de casos de dengue em gestantes aumentou 345,2% nas seis primeiras semanas deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023 - © nuzeee/Pixabay

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas e fadiga.

Em casos graves, a dengue pode evoluir para a forma grave, com sangramento, choque e comprometimento de órgãos. O diagnóstico geralmente é baseado em sintomas clínicos e testes laboratoriais para detectar o vírus ou anticorpos específicos no sangue.

Não há tratamento específico para a dengue; recomenda-se repouso, hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas, como paracetamol. Prevenir a dengue envolve o controle do mosquito vetor, eliminando criadouros de mosquitos e usando repelentes.

A dengue é uma doença séria que pode levar a complicações graves, portanto, estar ciente dos sintomas e buscar atendimento médico adequado é fundamental para o tratamento e a prevenção. 

Além disso, é importante que os cidadãos estejam bem informados sobre os mitos e verdades da dengue.

MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE

1. "Só jogar a água parada fora é o suficiente" Mito!

Não adianta só secar os reservatórios de água parada. Tem de limpar também. O ovo do mosquito pode se manter viável por mais de um ano na água.

2. "O mosquito da dengue só pica durante o dia" Mito!

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite.

3. "Apenas o mosquito fêmea transmite dengue" Verdade!

Sim. Ela necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar sequência no seu ciclo de vida. Ela pode colocar até 500 ovos durante seu tempo de vida, que varia de 30 a 45 dias, tempo suficiente para picar até 300 pessoas.

4. "Velas de citronela ou andiroba ajudam no combate ao mosquito" Mito!

Esses recursos têm efeito temporário e indeterminado.

5. "O inhame e o complexo B ajudam na prevenção da doença" Mito!

As pessoas falam que principalmente o complexo B tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, mas não é verdade. Tomar vitamina B para evitar a aproximação do mosquito não se mostra eficaz, uma vez que o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa, podendo não repelir o mosquito.

6. "O mosquito se reproduz mais rápido no calor" Verdade!

No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos da doença no verão. O mosquito fica onde o homem estiver. Prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.

7. "Ar condicionado e ventilador impedem as picadas do mosquito" Mito!

O ar condicionado pode impedir a entrada do mosquito, já que o ambiente está fechado. O que existe de verdadeiro nessa história é que, normalmente, o mosquito se direciona em função da liberação de gás carbônico, feita pelas vias aéreas. Então, pelo fato de o ventilador ou ar condicionado estarem ligados, o gás carbônico fica mais diluído e impediria que o mosquito localizasse a vítima por conta disso.

8. "Colocar água sanitária na água ajuda a evitar as larvas" Verdade!

É uma das principais medidas. Colocar uma colherzinha de água sanitária na caixa d’água, na piscina, nas poças de água ajuda a evitar as larvas.

9. "Todo mosquito transmite a doença" Mito!

É preciso que o mosquito Aedes aegypti esteja infectado com o vírus para transmitir a doença.

10. "No período de inverno a população está livre da doença" Mito!

Durante o frio, a larva entra no estado de hibernação e quando as chuvas e as altas temperaturas voltam, as larvas eclodem e há a contaminação novamente. Portanto, o trabalho de vistoria de quintais, terrenos baldios, estabelecimentos e outros locais, bem como, a busca e eliminação de criadouros do mosquito deve ser feito.

Com informações do portal Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.

Quais REMÉDIOS não se pode tomar com DENGUE?

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS