Evite a ressaca: especialista dá dicas para o consumo consciente de álcool neste fim de ano

Especialista dá dicas para evitar ressacas após as festas de Réveillon e iniciar o ano de forma mais saudável

Publicado em 30/12/2024 às 10:33 | Atualizado em 30/12/2024 às 13:07
Google News

Chega ao fim o mês de dezembro, e, com ele, as celebrações pelo novo ano que se aproxima. Este é um momento de festas e confraternizações, muitas vezes acompanhado por vinhos, espumantes, cervejas e outras bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo de álcool, combinado com a mudança de rotina nesse período festivo, pode provocar desconfortos, como a ressaca — um reflexo da sobrecarga do organismo ao metabolizar o álcool.

Nesse processo, o fígado é intensamente exigido, enquanto a desidratação e a perda de vitaminas e minerais causam sintomas como dores de cabeça, náuseas, cansaço e mal-estar.

“Evitar o álcool é a maneira mais eficaz de escapar da ressaca e preservar a saúde, mas se for inevitável, o consumo consciente e alguns cuidados ajudam o corpo a se recuperar”, alerta a médica clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, Sara Mohrbacher.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose padrão de consumo de bebida alcoólica no Brasil, para adultos, é de aproximadamente 10 gramas de álcool puro, o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml).

A recomendação da OMS é não exceder duas doses por dia e se abster de consumir bebidas alcoólicas pelo menos dois dias por semana.

Se, neste final de ano, você optar por consumir bebidas alcoólicas, confira algumas medidas para minimizar os impactos no organismo e garantir um começo de ano mais saudável.

Dicas para evitar a ressaca e cuidar da saúde

  • Hidratação constante: intercalar bebidas alcoólicas com água, água de coco ou isotônicos ajuda a minimizar os efeitos do álcool e repor os líquidos perdidos;
  • Coma antes e durante as celebrações: consumir bebidas alcoólicas com o estômago vazio deve ser evitado. Optar por alimentos leves, como queijos magros, oleaginosas e torradas, pode retardar a absorção do álcool e reduzir os sintomas da ressaca;
  • Reduza ao mínimo: se decidir beber, limite-se ao mínimo possível e escolha opções de baixo teor alcoólico. Misturar diferentes bebidas pode intensificar os sintomas desagradáveis;
  • Cuide das emoções: festas podem provocar sentimentos intensos, nem sempre positivos. Reconheça suas emoções e priorize situações agradáveis. "Aproveite o momento com pessoas queridas e foque em experiências prazerosas, evitando usar o álcool como válvula de escape", recomenda a médica;

  • Durma e descanse: o descanso é essencial para que o corpo tenha energia e disposição, por isso procure preservar sua rotina de sono, mesmo com a agenda agitada das festas;
  • Pratique exercícios leves: mesmo fora da rotina habitual de exercícios, pequenas práticas como caminhadas ao ar livre, alongamentos ou atividades na praia ajudam a manter o bem-estar físico e mental.

Tags

Autor