Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
Golpe à democracia

INVASÃO EM BRASÍLIA: Ibaneis Rocha pede desculpas a Lula, STF e Congresso

Antes do pedido de desculpas, Ibaneis exonerou o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, por causa da invasão em Brasília

Cadastrado por

Rafael Carvalheira

Publicado em 08/01/2023 às 20:33 | Atualizado em 08/01/2023 às 21:19
ATAQUES EM BRASÍLIA Ibaneis Rocha classificou como "simplesmente inaceitável" o ato radical - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Com Estadão Conteúdo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu "desculpas" ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre invasão em Brasília por terroristas bolsonaristas.

Ibaneis também pediu desculpas aos chefes dos demais Poderes da República pelo cenário de destruição após os atos contra a democracia, invadindo e depredando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Lula já decretou intervenção federal no DF. O tema será apreciado em 24 horas pelo Congresso Nacional.

Antes do pedido de desculpas, Ibaneis exonerou o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que era ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e teve pedido de prisão pedido ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU).

IBANEIS ROCHA PEDE DESCULPAS A LULA POR INVASÃO EM BRASÍLIA

"Quero me dirigir primeiramente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir desculpas pelo que aconteceu hoje na nossa cidade. À presidente do Supremo Tribunal Federal, ao meu querido amigo Arthur Lira e ao meu querido amigo Rodrigo Pacheco. Todos sabem da minha origem democrática. Todos sabem do meu trabalho junto à Ordem dos Advogados na defesa da democracia do nosso País", disse Rocha, em vídeo divulgado.

Ele classificou como "simplesmente inaceitável" o ato radical que aconteceu em Brasília e que não vai admitir "em momento nenhum".

IBANEIS ENVOLVE MINISTRO DA JUSTIÇA NA FALHA DA OPERAÇÃO

O governador do DF ainda disse que está monitorando a situação desde o sábado com o ministro da Justiça, Flávio Dino. "Conversamos várias vezes hoje. Não acreditávamos em momento algum que tomaria essa proporção que tomou. São verdadeiros vândalos, verdadeiros terroristas, que terão de mim todo o efetivo combate para que sejam punidos."

Ibaneis Rocha também disse que Brasília "é um palco de manifestações pacíficas' e local em que "as pessoas têm direito de viver em liberdade".

ENTENDA A INVASÃO EM BRASÍLIA

Manifestantes bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF na tarde deste domingo.

Imagens mostraram os terroristas em grande quantidade vandalizando os prédios dos Três Poderes da República.

No Palácio do Planalto, o grupo entrou pelo Salão Nobre e subiu a rampa para o terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente assinou decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal e houve uma forte reação das forças de segurança, apesar da demora.

Mais de 150 criminosos foram presos em flagrante após a ação efetiva das forças de segurança contra os atos terroristas nos prédios públicos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS