CARNAVAL 2023: Governo de Pernambuco anuncia reforço de policiais nas ruas durante a folia

A principal novidade é que seis delegacias especializadas de Atendimento à Mulher ficarão abertas 24 horas durante o Carnaval
Raphael Guerra
Publicado em 14/02/2023 às 17:02
Haverá mais plantões extras para aumentar policiamento nas ruas Foto: GUGA MATOS / JC IMAGEM


A poucos dias da abertura do Carnaval 2023 em Pernambuco, o governo estadual anunciou, na tarde desta terça-feira (14), o esquema de reforço de policiamento para a folia. A principal novidade é a manutenção de seis delegacias da Mulher funcionando 24 horas até o final da Quarta-feira de Cinzas. 

Neste ano, o investimento será de R$ 11,5 milhões. De acordo com a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, houve um incremento de 8,9% no número de lançamentos (plantões extras) de profissionais para garantir a segurança dos foliões. 

Ao todo, serão 61.561 lançamentos no Estado - sendo 49.844 de policiais militares, 6.025 de policiais civis, 4.495 do Corpo de Bombeiros, 195 da Polícia Científica e 1.002 de outros profissionais da Defesa Social. 

No ano de 2020, último Carnaval antes da pandemia da covid-19, houve 56.494 lançamentos de profissionais da segurança nos dias oficiais de folia. 

"Todos os policiais sabem que nesse período não se tira férias, não se tira licença para interesse particular e todos são efetivamente empregados", pontuou a secretária estadual.

As principais áreas de atuação do policiamento serão o Recife Antigo, o Galo da Madrugada, o Sítio histórico de Olinda, os Papangus de Bezerros, o Homem da Meia Noite e o Encontro de Maracatus (Nazaré da Mata). Haverá reforço de drones e câmeras de segurança - monitorados por três centros operacionais (localizados no Recife, Caruaru e Petrolina).

SEGURANÇA DAS MULHERES EM PERNAMBUCO

Das 15 delegacias especializadas de Atendimento à Mulher em Pernambuco, seis vão funcionar 24 horas durante no período do Carnaval 2023. 

A DP localizada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, já funciona nesse esquema de plantão e não fecha as portas.

Além dela, permanecerão abertas durante os dias oficiais de folia as unidades de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Normalmente, essas cinco delegacias só estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

"A partir de março, no mês dedicado à mulher, essas delegacias também vão passar a funcionar 24 horas", prometeu a secretária de Defesa Social. 

INVESTIGAÇÃO DE AGRESSÃO E ROUBO EM PRÉVIA DE OLINDA

Três homens suspeitos de espancar e roubar uma mulher durante uma prévia de Carnaval no Sítio Histórico de Olinda, no último domingo (12), foram identificados pela Polícia Civil, segundo a secretária.

"Esse caso está sendo resolvido. O inquérito já foi instaurado, eles (mulher e o namorado) já foram ouvidos, os objetos já foram recuperados e temos três suspeitos. E vamos responsabilizá-los", declarou a secretária durante coletiva de imprensa sobre o esquema de segurança para os dias oficiais de Carnaval em Pernambuco.

Os documentos, cartões e óculos da vítima foram recuperados. A investigação segue sob a coordenação da Delegacia do Varadouro.

VÍDEO MOSTRA ARRASTÕES NO DOMINGO:

MPPE PEDE QUE POLÍCIA MILITAR RESPEITE LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhou dois ofícios ao Comando-Geral da Polícia Militar com recomendações em relação à atuação do efetivo policial durante o Carnaval no Recife.

Na primeira, o promotor de Justiça Westei Conde, da 7ª Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital, pede que os policiais militares sejam orientados a respeitar a liberdade de expressão e de pensamento dos artistas.

Ele reforça que o policiamento lançado nas ruas não deve "eleger repertório musical ou mesmo de interferir, direta ou indiretamente, no conteúdo das produções e apresentações artísticas".

Na segunda recomendação, o mesmo promotor pede que os policiais militares evitem "excesso na utilização da força" e "emprego inadequado de armas (letais e não letais)". O promotor destaca que, em caso de descumprimento, os policiais podem responder a processo administrativo, civil e criminal.

Westei Conde pede ainda que seja proibido o fornecimento, o porte e o uso de munições de espingarda calibre .12 de impacto controlado (elastômero), popularmente conhecidas como bala de borracha, nos dias de folia.

A recomendação é importante para evitar possíveis ações desastrosas da PM, como a que ocorreu em 29 de maio de 2021, quando tiros de elastômero foram disparados contra manifestantes que participavam de um ato pacífico no Centro do recife. Na ocasião, dois trabalhadores que passam perto da confusão foram atingidos nos olhos e perderam a visão.

O promotor ainda reforça, nas duas recomendações, que os PMs escalados para a segurança nos polos de Carnaval também devem fazer uso adequado dos cardaços de identificação, em local visível no uniforme operacionais e nos coletes balísticos.

TAGS
Coluna ronda jc raphael guerra Carnaval 2023
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory