O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos, encaminhou aos batalhões determinações sobre o trabalho do efetivo durante os dias do Carnaval 2023.
O coronel determinou que os policiais militares utilizem o telefone celular apenas em casos estritamente necessários, "não devendo acessar redes sociais, sites e aplicativos de vídeos sem nexo com o serviço".
"Caso seja necessário o uso de telefone celular, apenas um membro da equipe deverá fazê-lo por vez, cabendo aos demais manterem a atenção ao serviço, preocupando-se, inclusive, com a segurança do policial que estiver se comunicando", diz a determinação.
Além disso, os fones de ouvido também estão proibidos, "exceto nos casos extremamente necessários de
comunicações de serviço".
VEJA OUTRAS DETERMINAÇÕES PARA A POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO
- Evitar desatenção com conversas frequentes, relacionadas ou não ao serviço;
- Agir de maneira proativa em relação ao que se passa ao seu redor, identificando sinais de possíveis delitos e, inclusive, daquelas pessoas em situação de risco que, por algum motivo, não estejam conseguindo pedir socorro;
- Não sobrepor ao uniforme, peças e adereços não previstos em legislação, ou a que não faça jus, bem como, quaisquer utensílios em bolsos ou no coletes, que se destaquem da constituição do uniforme;
- O motorista não deverá conduzir a viatura utilizando, ao mesmo tempo, o telefone celular, devendo o patrulheiro ou comandante da guarnição fazer tal comunicação. Somente quando a comunicação via telefone celular com o motorista for personalíssima e inevitável, deverá parar a viatura e utilizar o aparelho.