Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
ATAQUE A ESCOLA

PROFESSORA MORTA POR ALUNO: Enterro tem palmas para 'vovó Beth'

Parentes, amigos, professores e alunos se despediram nesta terça-feira (28) da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, morta em ataque a uma escola estadual em São Paulo

Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 28/03/2023 às 15:07 | Atualizado em 28/03/2023 às 15:11
Alunos da escola estadual Thomazia Montoro e secundaristas do movimento estudantil prestam homenagens às vítimas do ataque - Fernando Frazão/Agência Brasil

Parentes, amigos, professores e alunos se despediram nesta terça-feira (28) da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, morta em ataque a uma escola estadual na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. As informações são da Estadão Conteúdo.

O corpo da docente, de 71 anos, foi velado na capela do Cemitério do Araçá, também na zona oeste, com a presença de centenas de pessoas. 

Aluno invadiu sala de aula e esfaqueou professoras e estudantes - REPRODUÇÃO

"Muito obrigado pelo o que fez por nós. Vamos lhe amar para sempre" dizia um cartaz levado por duas alunas. Ela também foi homenageada na manhã desta terça em uma vigília em frente ao colégio, onde havia começado a dar aulas neste ano.

Alunos da escola estadual Thomazia Montoro homenageiam professora morta - Fernando Frazão/Agência Brasil

A professora de Ciências foi atingida pelos golpes nesta segunda-feira (27), quando fazia a chamada, segundo relata um aluno que testemunhou o crime.

Ela era descrita como uma educadora calma, apaixonada pela ciência e que adiou a aposentadoria para seguir na sala de aula.

"Era um ser humano de luz", diz a aluna Maria Eduarda Jardim, de 14 anos, aluna de Bete. "Ela era baixinha. A gente chamava de ‘Vovó Beth’ e ela me chamava de "minha flor" por causa do meu sobrenome."

Na hora da saída para o enterro, foram ouvidas sirenes da Guarda Civil municipal e salva de palmas.

Leia Também

QUEM É O ALUNO QUE MATOU A PROFESSORA?

O autor das agressões foi um aluno do 8º ano da escola, de 13 anos, que foi apreendido. Segundo alunos da escola ouvidos pelo Estadão, ele teria se envolvido em uma briga na semana passada. O colega com quem brigou, que seria o principal alvo dos ataques, não foi à aula nesta segunda, mas prestou depoimento à polícia.

Há um mês, o jovem foi denunciado em boletim de ocorrência por publicar vídeos ameaçadores nas redes sociais. Ele havia sido transferido de uma unidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, para essa na Vila Sônia, na capital.

PROFESSORA QUE DERRUBOU ALUNO É APLAUDIDA

Ao lado do caixão, a professora de Educação Física Cíntia Barbosa se emocionava a cada um dos alunos que iam abraçá-la. Ela foi responsável por imobilizar o agressor enquanto outra docente, Sandra Pereira, conseguiu retirar a faca das mãos do aluno.

"Obrigado por ter vindo prestar homenagem para a professora Beth", dizia Cíntia. Logo em seguida, era novamente cumprimentada por professores e pais de alunos. "Obrigado por ter evitado algo ainda pior com tanta criança", disse um pai. 

Eram as poucas palavras que Cíntia conseguia articular em meio aos elogios. "Agora é hora de prestar nossa homenagem a professora Bete… um exemplo", disse ela.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS