Um homem, de identidade não informada, foi preso, na tarde desta terça-feira (28), no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital. O caso foi registrado pela Polícia Militar de Pernambuco, que adentrou o campus e prendeu o suspeito acusado de assediar duas mulheres nas dependências da universidade.
De acordo com informações repassadas por estudantes, o homem estaria assediando uma mulher que amamentava dentro das instalações do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE e outra vítima.
Ainda segundo alunos da UFPE, uma das vítimas estaria amamentando uma criança, no momento em que começou a ser filmada e ser assediada pelo suspeito.
"Eu percebi que tinha um homem com o celular posicionado, parecia estar gravando por muto tempo direcionado a mim, enquanto eu amantava miha filha e prestigiava uma pessoal querida neste evento. Ele estava sentado e com o celular virado por muito tempo", disse a vítima, que não quis ser identificada.
A reportagem do JC entrou em contato com a Universidade Federal de Pernambuco. Em nota, a UFPE diz que foi acionada, através de seus canais institucionais, sobre a ocorrência no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
"A Superintendência de Segurança Institucional (SSI) atuou no sentido de conter o suspeito e informar a Polícia Militar que, por sua vez, encaminhou o mesmo para a Delegacia da Mulher com a finalidade de apurar o caso. A SSI ofereceu suporte às vítimas no acompanhamento até a unidade policial". A Administração Central está acompanhando a situação e permanece à disposição para colaborar com o que for solicitado".
A UFPE diz ainda que "repudia todo e qualquer caso de violência contra a mulher, em seus espaços institucionais e fora dele; e trabalha para construção de uma sociedade inclusiva, livre de preconceitos, discriminações e violências".
De acordo com a PMPE, o homem foi preso por suspeita de assédio sexual.
"O homem permaneceu sob a guarda dos seguranças de serviço na UFPE, dentro de uma das salas do prédio da instituição até a chegada de policiais militares do 12º Batalhão, que o conduziram para a DP da Mulher, no bairro de Santo Amaro, para serem tomadas as medidas legais cabíveis".
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, disse estar realizando os procedimentos relativos à ocorrência nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco.
"Todas as providências estão sendo tomadas, No entanto, no momento não é possível fornecer mais informações".