Nesta quarta-feira (12), um estudante do 9° ano da Escola Municipal Isaac de Alcântara, no munícipio de Farias Brito, interior do Ceará, feriu duas alunas com arma branca.
Segundo a Prefeitura de Farias Brito, o aluno do 9° ano da instituição invadiu a sala do 4° ano e feriu duas duas alunas com uma machadinha.
QUAL O ESTADO DE SAÚDE DAS CRIANÇAS FERIDAS EM ATAQUE A ESCOLA NO CEARÁ?
A Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, divulgou que uma das meninas teve uma lesão superficial na parte de trás da cabeça. Já a outra criança teve uma lesão profunda na região frontal, com exposição do crânio.
Esta segunda menina foi socorrida para o hospital Santo Antônio, em Barbalha, unidade de referência da região. Enquanto a outra criança foi enviada para o Hospital de Farias Brito.
De acordo com informações do repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri, a criança com ferimentos superficiais tem o estado de saúde estável.
E a criança com a lesão profunda está com sinais vitais preservados e estado geral estável.
O QUE DIZ O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SOBRE OS ATAQUE A ESCOLAS?
Durante a sessão da comissão da Educação da Câmara dos Deputados, que aconteceu hoje (12), o ministro da Educação Camilo Santana (PT) falou sobre os recentes ataques a escolas no país.
Camilo, que já foi governador do Ceará, disse que esses ataques são reflexos da "realidade da nossa sociedade, de estímulo ao ódio, estímulo à intolerância, estímulo à violência, estímulo ao armamento".
Além disso, o ministro falou sobre decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que buscam proteger às escolas.
O reforço da inteligência e monitoramento das redes, criação de links para recebimento de denúncias, fortalecimento das rotas escolares nas ações externas as escolas municipais e públicas foram algumas das medidas citadas por Santana.
ÚLTIMOS CASOS DE ATAQUES EM ESCOLAS
Na última terça-feira (11), um aluno de 13 anos entrou armado com uma faca na escola pública que estuda e feriu duas estudantes. O caso aconteceu em Santa Tereza da Goiás, no norte do Estado.
Na mesma semana, na segunda (10), dois alunos e uma professora foram feridos por um aluno que atacou o Instituto Adventista de Manaus (IAM), na capital do Amazonas.
Em Blumenau, Santa Catarina, um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor e matou quatro crianças com uma machadinha no dia 5 de abril.
Outro ataque recente no país aconteceu na Vila Sônia, em São Paulo, no dia 27 de março. Um estudante de 13 anos da Escola Thomazia Montoro causou uma morte e deixou cinco pessoas feridas no ataque.