O programa Desenrola Brasil, criado pelo governo federal para ajudar quem precisa renegociar dívidas, está com uma forte adesão pelo País. Somente entre 17 de julho e 11 de agosto, R$ 8,1 bilhões foram negociados pelas pessoas endividadas diretamente com as instituições financeiras. Apesar disso, criminosos estão aproveitando o momento para aplicar golpes pelo País.
A Polícia Civil de Pernambuco está fazendo um alerta para o "Golpe do Desenrola", como está sendo chamado.
"Criminosos estão se passando por agentes do governo e entrando em contato com as pessoas endividadas para tentar dirimir essas dívidas. É importante que você saiba que nenhuma instituição financeira bancária entra em contato diretamente com o endividado para poder quitar essas dívidas. Muito pelo contrário", explicou a delegada Isabela Veras, titular da Delegacia de Joana Bezerra.
"O endividado é que deve entrar em contato com a instituição financeira, através de canais oficiais dessa instituição financeira, ou indo diretamente ao banco. Caso entre em contato através da internet banking, é necessário que você não clique em links desconhecidos ou links que encaminhem diretamente (para o programa), mas sim digite o endereço do seu banco você mesmo", disse.
CONFIRA VÍDEO COM O ALERTA DA DELEGADA
ATENÇÃO ÀS MENSAGENS DE SMS E WHATSAPP
A delegada ainda pontuou que é preciso ficar atento às mensagens recebidas via SMS e WhatsApp, pois esse contato não é feito pelas instituições financeiras para convocar os endividados para a renegociação de dívidas no programa Desenrola Brasil.