Com movimento mais intenso por causa das compras de fim de ano, o comércio do Centro do Recife ganhou reforço de policiamento. Até 31 de dezembro, haverá o lançamento de 100 policiais militares a mais pelas ruas dos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista.
A Operação Papai Noel, como é chamada, ocorre anualmente com o objetivo de diminuir os assaltos mais frequentes nessa época do ano por causa do aumento da circulação de pessoas pelas lojas do centro. O policiamento extra ficará pelas ruas sempre das 6h30, ou seja, pouco antes da abertura do comércio, até as 22h, horário que as lojas também já devem estar fechadas.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) anunciou que, até o dia 24 de dezembro, o comércio vai funcionar de domingo a domingo e também nos feriados. A expectativa é de que as vendas, nesse período, aumentem de 10 a 15% em relação ao ano passado.
O comandante do 16º Batalhão da PM, tenente-coronel Wagner Meneses, afirmou que a Operação Papai Noel começou na última quarta-feira, no feriado da Proclamação da República.
"A operação foi acionada para que possa aumentar a segurança de todos os cidadãos que circulam nessa área e coibir qualquer crime que possa acontecer. Os policiais vão estar em várias modalidades, como canil, cavalaria, motos, carros e até bicicletas", disse.