O homem suspeito de matar o vigilante Claudemir Batista dos Santos, de 39 anos, na entrada do restaurante Coco Bambu, localizado no bairro do Derby, na área central do Recife, no último mês de dezembro, foi capturado pela polícia nesta segunda-feira (15).
Airam do Nascimento, conhecido como Pilte, de 25 anos, foi preso no bairro de Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
De acordo com a Polícia Civil, no momento da prisão o suspeito teria feito menção de que iria atirar e acabou sendo baleado na perna. Mesmo ferido, ele correu, pulou muros e conseguiu entrar numa central de medicamentos de Olinda, onde acabou preso.
Durante a captura do suspeito, também foi recuperada a arma de fogo que havia sido roubada da vítima, no dia do crime, na madrugada de 14 de dezembro.
A polícia identificou o suspeito por meio de imagens de câmeras de segurança do restaurante. As investigações apontaram que, ao entrar para furtar o estabelecimento, ele foi surpreendido pelo vigilante, que teria reagido. O criminoso atirou e matou Claudemir, que trabalhava como vigilante havia 17 anos.
Em nota, a Polícia Civil declarou que as investigações continuam em andamento, na 2ª Delegacia de Homicídios.
ESTATÍSTICAS DE LATROCÍNIO
De acordo com as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 84 pessoas foram vítimas de latrocínio em Pernambuco entre janeiro e novembro deste ano. Desse total, 37 crimes ocorreram na Região Metropolitana do Recife.
No mesmo período de 2022, a polícia somou 103 casos de latrocínio. A redução foi de 18,45%.