A governadora Raquel Lyra se pronunciou sobre a morte do turista Talles do Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, que foi esfaqueado durante um assalto na madrugada desta quarta-feira (14). Ela reforçou que a polícia está investigando o caso para prender o responsável pelo crime.
"Inicialmente lamentar e prestar minha solidariedade à família que veio a Pernambuco e, infelizmente, teve a vida ceifada. Estamos com toda a equipe da Secretaria de Defesa Social fazendo a investigação para garantir a prisão de quem efetuou esse crime bárbaro", disse a governadora, ao ser questionada por jornalistas após a Missa de Cinzas, no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife.
ENTENDA O CASO
De acordo com as primeiras informações colhidas pela polícia, o turista saiu da festa Carvalheira na Ladeira, em Olinda, e seguiu para Boa Viagem, onde iria encontrar amigos em um bar. Na Avenida Domingos Ferreira, perto do local, ele sofreu a abordagem criminosa.
Segundo a Polícia Civil, Talles teria reagido e acabou atingido com uma facada na região do tórax. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota, a assessoria da unidade de saúde informou que a vítima "deu entrada em estado grave, em parada cardiorrespiratória, com história de lesão por arma branca em hemitorax esquerdo, apresentando sangramento intenso. Foram realizadas as manobras de reanimação, compressão do ferimento e cuidados gerais, mas não houve retorno da circulação espontânea".
Talles morava no Rio de Janeiro e estava no Recife para aproveitar os dias de Carnaval - como já fez em anos anteriores. Ele era engenheiro e trabalhava na Petrobras.
O corpo está no Instituto de Medicina Legal (IML). Por meio de procuração assinada por familiares, amigos devem fazer a liberação para que o corpo seja enviado ao Rio, onde ocorrerá o enterro.
CASAL TENTOU SOCORRER TURISTA
"Meu marido não quis parar, porque estava com medo. Mas insisti e saímos da moto para ajudar o turista. Como ele tinha bebido e estava com a camisa de festa, achei que ele tinha caído. Mas o ferimento não parecia de queda. Ele gemia muito", contou a testemunha, que pediu para não se identificar.
"Aos poucos, ele foi reagindo e contou que estava perto de onde estava hospedado. Ele disse que levaram o celular dele em um assalto e que não sabia se ainda estava com os documentos. Meu marido chegou a ligar para o Samu, que não chegou a ir ao local. Outras pessoas foram chegando para ajudar e um casal amigo dele também apareceu. Uma viatura da polícia passou no local e levou ele para a UPA, mas infelizmente ele morreu", detalhou.
A mulher afirmou que, mesmo com medo, sentiu que precisava ajudar o turista. "Tenho filhos adultos, que também saem para festas. Eu gostaria que fizessem o mesmo por eles. Não queria que ele (turista) fosse mais uma vítima."
INVESTIGAÇÃO
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso está sendo investigado como latrocínio (roubo seguido de morte). Até agora nenhum suspeito foi identificado e preso.
"O fato já está em investigação e segue até a completa elucidação do ocorrido", disse o texto.
Na manhã desta quarta-feira, amigos de Talles foram ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar depoimento.
"REVOLTANTE ESSA VIOLÊNCIA NUMA CIDADE TURÍSTICA"
Familiares do turista Talles de Couto receberam a notícia da morte dele por amigos. Eles cobraram uma rápida solução do caso.
"As pessoas estão perdendo a vida por pouca coisa... por causa de um celular, um dinheiro. É revoltante essa violência numa cidade turística. O governo precisa tomar providências para resolver o caso", disse a irmã de Talles, Tatiane de Couto, em entrevista exclusiva à coluna Segurança.
"Não fácil para a gente estar aí, porque moramos no interior do Rio de Janeiro, mas vamos cobrar que as autoridades façam o seu trabalho e prendam quem fez isso", completou.
"Estão dizendo que ele teria reagido. A reação acontece no calor do momento. É reflexo, impulso", pontuou a irmã do turista.
OUTRO TURISTA FOI ESFAQUEADO EM ASSALTO NO RECIFE
Na manhã da última sexta-feira (9), após o encerramento dos shows no Recife Antigo, outro turista foi vítima da violência. O homem de 52 anos foi atingido com uma facada no peito durante um assalto no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.
De acordo com as primeiras informações da polícia, a vítima, cujo nome não foi revelado, estaria andando pela via quando foi atacada por volta das 5h30.
"Vítima e autor entraram em luta corporal e o autor desferiu golpes de faca contra a vítima, subtraindo sua carteira e celular. O autor fugiu em seguida", informou a Polícia Civil.
Ele foi socorrido e encaminhado para a UPA da Imbiribeira, e recebeu alta após atendimento.
O turista é brasileiro, mas vive na Espanha há cerca de 20 anos. Ele estava visitando o Brasil para conhecer o Carnaval.
"As investigações foram iniciadas de imediato e seguem até o esclarecimento total do ocorrido", pontuou a Polícia Civil.