PREVENÇÃO

SDS cria 'mapa do crime' para identificar locais que precisam de iluminação em Pernambuco

Ideia é firmar parcerias com os municípios para diminuir a quantidade de ruas escuras e tentar inibir a ação de criminosos

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 28/03/2024 às 10:56 | Atualizado em 28/03/2024 às 11:00
Notícia
X

Na tentativa de reduzir os crimes em Pernambuco, principalmente os assaltos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou um mapeamento das ruas e avenidas com maior número de boletins de ocorrência. O objetivo foi identificar, com apoio da Neoenergia, quais dessas localidades estão sem iluminação ou precisam fazer a substituição por lâmpadas de LED. O investimento cabe aos municípios. 

Estudos na área da segurança pública sempre indicaram que as investidas criminosas diminuem nas localidades mais iluminadas. Estatísticas confirmaram que 40% dos 3.637 assassinatos em Pernambuco, no ano passado, aconteceram no horário noturno.

A iluminação pública ajuda não só a reduzir os crimes, como também contribui para uma melhor qualidade das imagens gravadas por câmeras de segurança usadas nas investigações para identificar os autores. 

Durante a construção do programa Juntos pela Segurança, que contou com um diagnóstico em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ficou claro que não basta investir apenas em ações de repressão às mortes violentas intencionais. É preciso também focar nos crimes patrimoniais, que ocorrem, em sua maioria, à noite.

"O estudo levou em consideração os crimes contra o patrimônio ocorridos no horário da noite no ano de 2022 e começo de 2023. Ele foi concluído entre abril e maio do ano passado. Todo o Estado foi mapeado, a partir dos registros de boletins de ocorrência, que identificam a latitude e longitude exatas de onde os crimes ocorreram", explicou o gerente geral e Análise Criminal e Estatística da SDS, Phillip César Albuquerque. 

"Com base nesses dados da mancha criminal, a Neoenergia forneceu informações sobre os pontos que têm lâmpadas de LED ou não, para que fosse feita uma articulação com os municípios para melhorar a iluminação pública", pontuou o gestor. 

OLINDA SOLICITOU ESTUDO

Recentemente, a Prefeitura de Olinda solicitou à SDS um estudo mais completo e atualizado sobre as ruas e avenidas com maior quantidade de crimes - assaltos e homicídios. A pesquisa foi entregue com a lista de postes prioritários que precisam de luz por LED.

Foram identificados 14,5 mil postes que precisam ser substituídos no município. Desse total, 1.752 estão no Sítio Histórico de Olinda, que teve aumento de 95% no número de furtos de imóveis em 2024. Somente entre 1º de janeiro e 20 de março deste ano, 37 queixas foram somadas pela polícia. No mesmo período de 2023, foram 17. Quase a totalidade das investidas criminosas ocorreu à noite ou madrugada.

A iniciativa de Olinda serve de exemplo para que outros municípios se mostrem interessados em conhecer detalhes do estudo feito pela SDS em parceria com a Neoenergia. As gestões municipais precisam melhorar os investimentos em iluminação pública como forma de contribuição para a prevenção à violência. 

ENTORNO DA ARENA PERNAMBUCO TAMBÉM FOI MAPEADO

LEO FREITAS / JC IMAGEM
Ônibus da delegação do time do Fortaleza sofreu um atentado por parte de membros de torcida uniformizada do Sport - LEO FREITAS / JC IMAGEM

A pedido da secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, um mapeamento de iluminação pública também foi realizado no entorno da Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

O pedido foi feito após o episódio criminoso envolvendo envolvendo integrantes de uma torcida organizada, que atacaram o ônibus dos jogadores do Fortaleza, na madrugada de 22 de fevereiro deste ano.

Na ocasião, os criminosos jogaram bombas caseiras e pedras contra o veículo, que seguia pela BR-232, no Curado, na Zona Oeste do Recife. O ataque aconteceu após a partida entre o Fortaleza e o Sport, com placar de 1 a 1, no Arena Pernambuco. Seis jogadores ficaram feridos e precisaram de atendimento médico.

"No entorno da Arena Pernambuco, não há muitas ocorrências de crimes, mas a secretária viu a necessidade de identificar os pontos que precisam de iluminação justamente para melhorar a prevenção à violência, disse Phillip César Albuquerque. 

Tags

Autor