Mais de dez pessoas procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Galinhas, em Ipojuca, nessa quinta-feira (2), apresentando sintomas como alucinações, vômito e agressividade. Elas relataram o uso da K9, popularmente conhecida como "droga zumbi", que atinge o sistema nervoso central e, por vezes, provoca até a perda de sentidos.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Porto de Galinhas, que foi acionada pela Secretaria de Defesa Social do município. Na UPA, os policiais civis foram informados pelos pacientes que a droga havia sido distribuída em uma festa realizada na noite da quarta-feira (1º), na praia.
Uma médica ouvida pela polícia informou que os primeiros pacientes chegaram à UPA ainda na manhã da quinta-feira. Foram atendidos garçons e outras pessoas que trabalham em Porto de Galinhas. A maioria também apresentava batimentos cardíacos acelerados e fortes dores de cabeça.
A Polícia Civil está em busca de pistas para identificar o responsável pela distribuição da droga.
O QUE É A K9?
A K9 é uma droga sintética desenvolvida em laboratório. A substância química foi criada nos Estados Unidos, na década de 1990.
A K9 é considerada por especialistas cerca de 100 vezes mais potente e mais devastadora que o crack. Apesar disso, com baixo custo, vem sendo cada vez mais usada entre os jovens - sobretudo no Sudeste do País.
Em geral, a matéria-prima para a fabricação da K9 chega ao Brasil pelo contrabando em portos, aeroportos e fronteiras terrestres. Há, ainda, a suspeita de contrabando local que envolve desvios com farmacêuticas.
O consumo pelos usuários é feito de várias formas, como em papel borrifado com a substância; inalado direto da pipeta ou até misturado em ervas para fumo em cigarro.