VIOLÊNCIA

Duas tentativas de assalto a ônibus no Recife terminam em morte e vários feridos

Em uma das investidas, na noite da quinta-feira (9), assaltantes acabaram rendidos e espancados pelos passageiros. Um suspeito morreu

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 10/05/2024 às 10:38 | Atualizado em 10/05/2024 às 12:00
Notícia

Se já não basta a má qualidade do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), os passageiros voltaram a conviver com uma onda de violência. Pouco mais de uma semana após um universitário ser morto a facadas durante um assalto, duas investidas em coletivos, na noite dessa quinta-feira (9), acabaram em confusão, assassinato e vários feridos.

Perto da meia-noite, seis assaltantes entraram em um ônibus BRT da linha TI Camaragibe/Conde da Boa Vista, na Avenida Guararapes, área central do Recife, e anunciaram um assalto. Na altura da Avenida Caxangá, um passageiro reagiu e esfaqueou um suspeito até a morte. 

Segundo a Polícia Militar, outro suspeito tentou fugir, se acidentou e sofreu traumatismo craniano. "Os demais foram pegos por populares e espancados. O homem que inicialmente reagiu foi embora antes da chegada do policiamento", informou.

Quatro assaltantes feridos, com idades entre 22 e 35 anos, foram levados para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby. A faca usada para matar o suspeito não foi encontrada pela polícia. 

O ônibus BRT foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde vai passar por perícia. 

De acordo com o delegado José Luzia, um sexto suspeito conseguiu fugir durante a confusão e levou os pertences das vítimas.

"Ele não foi seguido por populares. Conseguiu levar celulares e outros objetos dos passageiros. Já os outros suspeitos feridos serão autuados em flagrante. Eles estão custodiados no hospital, mas, quando receberem alta, serão trazidos ao DHPP e depois vão para audiência de custódia", explicou. 

CRIME NAS PROXIMIDADES DA UFRPE

Mais cedo, por volta das 20h30, outra tentativa de assalto foi registrada em um ônibus que fazia a linha Camaragibe/Macaxeira. O coletivo passava nas proximidades da reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do bairro do Sítio dos Pintos, quando um assaltante entrou e anunciou a investida criminosa. 

De acordo com testemunhas, um policial militar da reserva de 54 anos reagiu à tentativa de assalto e atirou no suspeito, atingido na região do testículo. O militar também acabou ferido à bala.

"Após confronto, o suspeito fugiu, enquanto o PM ferido foi para a UPA da Caxangá. A equipe policial recuperou os pertences do PM, mas não encontrou as armas. Outro indivíduo ferido, com características semelhantes ao suspeito, deu entrada na mesma unidade de saúde. O PM reconheceu o suspeito como o autor do assalto", informou a assessoria da Polícia Militar. 

Em seguida, o suspeito e o sargento da reserva foram transferidos para o Hospital da Restauração. O policial já recebeu alta, mas o suspeito segue internado em estado grave. 

A Polícia Militar não divulgou o nome, mas informou que, no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), consta que o suspeito responde a quatro processos por roubo. 

Em nota à imprensa, a Mobibrasil, responsável pelas duas linhas de ônibus, informou que "as imagens das câmeras de segurança, assim como outras informações relevantes para a investigação policial, serão enviadas às autoridades competentes".

UNIVERSITÁRIO FOI MORTO NA SEMANA PASSADA

Na noite de 1º de maio, outro assalto a ônibus acabou em tragédia no Centro do Recife. A vítima foi o universitário Gean Carlos Lopes Júnior, de 20 anos, que foi abordado por três assaltantes. 

A abordagem criminosa aconteceu no cruzamento das avenidas Guararapes e Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. O estudante teria reagido e acabou atingido a facadas no abdômen e na perna. Uma câmera de segurança registrou o momento do crime.

A Polícia Militar informou que acionada e fez o socorro da vítima, que faleceu a caminho do Hospital da Restauração. Até agora, nenhum suspeito foi identificado e preso. 

Gean cursava o quarto período de ciências do consumo da UFRPE, era militante da União da Juventude Socialista e colaborador do Circuito Universitário de Cultura e Arte de Pernambuco (CUCA-PE). Também trabalhava como operador de caixa em uma casa de shows.

ESTATÍSTICAS DE ROUBOS A ÔNIBUS

Os assaltos a ônibus na RMR cresceram 32,8% no ano de 2023, segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). Ao todo, 595 ocorrências foram registradas pela polícia. Em 2022, foram 448 casos.

Do total de assaltos registrados no ano passado, 58,15% ocorreram na capital pernambucana.

Além disso, 145 queixas de assaltos a ônibus foram contabilizadas na RMR somente entre janeiro a abril deste ano. 

A Polícia Militar informou que a segurança nos coletivos é feita pela Operação Transporte Seguro, que, a partir de dados estatísticos, monta pontos de bloqueio nas áreas mais sensíveis de todos os corredores da Região Metropolitana.

A corporação declarou ainda que a operação acontece todos os dias, com o efetivo dos 12 batalhões da região e apoio de unidades especializadas. Além disso, por meio de convênio com o Grande Recife Consórcio, equipes a pé patrulham as estações de BRT.

Tags

Autor