Uma operação conjunta entre as polícias de Pernambuco e da Bahia está cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de facções especializadas em tráfico de drogas, homicídios e roubos que agem nos bairros que fazem divisa entre os dois estados. Mais de 400 profissionais estão envolvidos nos trabalhos iniciados nesta sexta-feira (17), às margens do rio São Francisco, em Petrolina, Sertão pernambucano, e com previsão de conclusão no domingo (19).
"Esta operação com grandiosidade que estamos lançando hoje, demonstra força não só numérica, mas da integração em torno de um objetivo comum que é combater a criminalidade e proporcionar a segurança para Pernambuco e para Bahia que tanto queremos", declarou, em nota, a secretária executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira.
O número de mandados que devem ser cumpridos nos três dias da Operação Vale do São Francisco Seguro, como está sendo chamada, não foi divulgado. A Polícia Militar também está em Petrolina atuando em ações preventivas, como as campanhas do Alerta Celular e de combate à violência contra mulher.
VIOLÊNCIA CRESCEU EM PETROLINA
Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social, 68 mortes violentas intencionais em Petrolina foram somadas pela polícia entre janeiro e abril deste ano. Houve aumento de 15,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando 59 assassinatos foram contabilizados.