O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, historicamente marcado pela falta de atenção do Poder Público e pelo alto índice de violência armada, vai receber uma ação gratuita voltada aos jovens de toda a Região Metropolitana. A oficina "Nós Cria" promete contribuir com o desenvolvimento de habilidades artísticas e de comunicação, utilizando a fotografia como forma de protagonismo e transformação.
O curso foi aprovado pelo Edital Multilinguagens - Recife Criativo, da Lei Paulo Gustavo. As inscrições, voltadas ao público com idades entre 15 e 24 anos, estão abertas até a próxima quarta-feira (22). Estão disponíveis 50 vagas, sendo 25 para o turno da manhã (08h às 12h) e 25 para o turno da tarde (13h30 às 17h30). Os encontros acontecerão sempre aos sábados de junho.
Os organizadores destacam que a metodologia foi desenhada para promover um ambiente seguro e acolhedor, onde os participantes possam desenvolver a criatividade e consciência crítica. Para isso, serão abordados temas como auto representação, cultura periférica e acesso a direitos básicos por meio da fotografia.
"A Nós Cria busca ampliar o olhar para as juventudes das periferias. Só neste ano, Pernambuco registrou, em fevereiro, um aumento de 300% no número de casos de crianças e adolescentes feridos ou mortos por tiros, segundo o Relatório do Instituto Fogo Cruzado. Não é este o retrato que queremos", afirmou Domar, fotógrafa, arte educadora e uma das idealizadoras da oficina.
"Quando o projeto foi escrito, Nova Descoberta liderava o ranking de violência entre os bairros do Recife, de acordo com o mesmo instituto. A oficina busca ser um contraponto, outra forma para que os adolescentes se vejam, que não em programas policiais", completou.
MOSTRA FOTOGRÁFICA
A ideia é que, ao final da oficina, os jovens tenham a oportunidade de expor suas criações em uma mostra fotográfica, compartilhando histórias e experiências com a comunidade. Além disso, será publicado um catálogo online do projeto, registrando todo o processo e os resultados alcançados.
"A 'Nós Cria' visa ajudar a quebrar um ciclo de apagamento, através da formação de jovens comunicadores populares. E isso por meio da fotografia, onde é possível ajudar a construir um cenário que jovens negros sejam impulsionadores de mudanças dentro de seus bairros, famílias e círculos afetivos. Queremos participar da construção de uma narrativa produzida pela juventude para a juventude", disse o fotógrafo Marlon Diego, que também assina o projeto.
COMO SE INSCREVER?
Para inscrições e mais informações, acesse: https://acesse.dev/noscria.