Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
CULTURA DE PAZ

Oficina gratuita de fotografia abre inscrições para jovens de periferias do Grande Recife

Encontros serão realizados no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, nos sábados do mês de junho

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 20/05/2024 às 14:07
Oficina de fotografia será voltada aos jovens de 15 a 24 anos - MARLON DIEGO/DIVULGAÇÃO

O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, historicamente marcado pela falta de atenção do Poder Público e pelo alto índice de violência armada, vai receber uma ação gratuita voltada aos jovens de toda a Região Metropolitana. A oficina "Nós Cria" promete contribuir com o desenvolvimento de habilidades artísticas e de comunicação, utilizando a fotografia como forma de protagonismo e transformação.

O curso foi aprovado pelo Edital Multilinguagens - Recife Criativo, da Lei Paulo Gustavo. As inscrições, voltadas ao público com idades entre 15 e 24 anos, estão abertas até a próxima quarta-feira (22). Estão disponíveis 50 vagas, sendo 25 para o turno da manhã (08h às 12h) e 25 para o turno da tarde (13h30 às 17h30). Os encontros acontecerão sempre aos sábados de junho. 

Os organizadores destacam que a metodologia foi desenhada para promover um ambiente seguro e acolhedor, onde os participantes possam desenvolver a criatividade e consciência crítica. Para isso, serão abordados temas como auto representação, cultura periférica e acesso a direitos básicos por meio da fotografia.

"A Nós Cria busca ampliar o olhar para as juventudes das periferias. Só neste ano, Pernambuco registrou, em fevereiro, um aumento de 300% no número de casos de crianças e adolescentes feridos ou mortos por tiros, segundo o Relatório do Instituto Fogo Cruzado. Não é este o retrato que queremos", afirmou Domar, fotógrafa, arte educadora e uma das idealizadoras da oficina.

"Quando o projeto foi escrito, Nova Descoberta liderava o ranking de violência entre os bairros do Recife, de acordo com o mesmo instituto. A oficina busca ser um contraponto, outra forma para que os adolescentes se vejam, que não em programas policiais", completou. 

MOSTRA FOTOGRÁFICA

A ideia é que, ao final da oficina, os jovens tenham a oportunidade de expor suas criações em uma mostra fotográfica, compartilhando histórias e experiências com a comunidade. Além disso, será publicado um catálogo online do projeto, registrando todo o processo e os resultados alcançados.

"A 'Nós Cria' visa ajudar a quebrar um ciclo de apagamento, através da formação de jovens comunicadores populares. E isso por meio da fotografia, onde é possível ajudar a construir um cenário que jovens negros sejam impulsionadores de mudanças dentro de seus bairros, famílias e círculos afetivos. Queremos participar da construção de uma narrativa produzida pela juventude para a juventude", disse o fotógrafo Marlon Diego, que também assina o projeto.

COMO SE INSCREVER?

Para inscrições e mais informações, acesse: https://acesse.dev/noscria. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS