VIOLÊNCIA

Adolescente é morto a tiros no Compaz Miguel Arraes, no Recife

Vítima de 15 anos estava na quadra esportiva quando foi surpreendida e executada, na noite dessa segunda-feira (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 28/05/2024 às 12:59 | Atualizado em 28/05/2024 às 13:05
Notícia

Nem nos espaços voltados à cultura de paz, a violência dá trégua. Na noite dessa segunda-feira (27), um adolescente de 15 anos foi morto a tiros na quadra esportiva do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Miguel Arraes, localizado na Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife.

A vítima, cujo nome não foi informado oficialmente, foi surpreendida pelo assassino que chegou de bicicleta. Vários tiros foram disparados, provocando pânico e correria entre os frequentadores do Compaz. O Samu foi acionado, mas, ao chegar no local, a equipe de plantão identificou que o adolescente já estava morto.

No local, a Polícia Militar encontrou cinco estojos de munição calibre .40. PMs que estiveram no local apuraram que a vítima teria envolvimento com drogas. Na casa dele foi encontrada uma balança de precisão, o que fez aumentar a suspeita. 

Em nota, a Polícia Civil informou que a Força Tarefa de Homicídios na Capital registrou o crime. "Após a realização da perícia, o corpo foi encaminhado para o IML e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do crime e identificar a autoria", disse o texto. 

Já a Secretaria de Segurança Cidadã do Recife, responsável pela Rede Compaz, disse que "lamenta o ocorrido" e que prestou um boletim de ocorrência sobre o caso". A pasta municipal pontuou ainda que o adolescente não estava matriculado nas atividades do Compaz.

"A Rede Compaz se coloca à disposição para colaborar com as investigações no que for preciso", afirmou a nota oficial.

OUTRA MORTE

Na tarde de 13 de novembro de 2023, um homem de 35 anos foi executado a tiros numa Academia da Cidade que fica ao lado do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. 

Câmeras de segurança registraram o momento do crime. A vítima estava conversando com outros dois rapazes quando foi surpreendida pelo assassino, que apontou a arma de fogo, atirou várias vezes e depois fugiu.

A vítima foi identificada como José Elias Monteiro. Oito horas após o crime, policiais militares conseguiram localizar três suspeitos. Eles foram encontrados no Alto do Sol Nascente, em Olinda. Entre os detidos, havia um adolescente de 15 anos, que teria sido o responsável pelos tiros.

MORTES CRESCERAM NO ESTADO

Pernambuco fechou o mês de abril com 324 mortes violentas intencionais. Houve aumento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando 317 pessoas foram assassinadas. Segundo a estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS), esse foi o pior mês de abril deste 2018, quando 355 mortes foram somadas pela polícia.

A Região Metropolitana do Recife apresenta o quadro mais preocupante. Ao todo, 177 pessoas foram mortas no mês de abril. No mesmo período do ano passado, foram 160.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, 1.312 mortes violentas intencionais foram somadas no Estado. No mesmo período de 2023, foram 1.223. O aumento foi de 7,27%.

Nas estatísticas de mortes violentas intencionais estão incluídos os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos por intervenção policial.

META DO JUNTOS PELA SEGURANÇA

O Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% nas mortes violentas intencionais, crimes violentos contra o patrimônio, roubo e furto de veículos e violência contra a mulher até o ano de 2026, tendo como base os números de 2022.

Tags

Autor