Delegado morto em São Paulo participava de concurso para voltar a morar em Pernambuco
Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto durante assalto. Criminoso, que se passou por entregador de aplicativo, segue foragido
O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, morto durante um assalto em São Paulo, na terça-feira (14), pretendia voltar a morar em Pernambuco, onde nasceu e passou praticamente toda a vida.
Josenildo foi nomeado para o cargo de delegado da Polícia Civil de São Paulo em maio do ano passado. Durante sete meses passou pelo curso de formação e foi aprovado com nota máxima no trabalho de conclusão na Academia de Polícia (Acadepol).
Havia pouco mais de dois meses que ele estava atuando, de fato, como delegado em São Paulo. Em paralelo, participava do concurso público da Polícia Civil de Pernambuco. Estava na fase de entrega de títulos e, em poucas semanas, saberia o resultado final.
Josenildo era natural de Chã Grande, a cerca de 82km do Recife. Ele era noivo e tinha o sonho de ter filhos.
Moradores do município estão em choque com o assassinato do delegado. Nas redes sociais, familiares e amigos destacaram que ele era uma pessoa muito querida e cheia de sonhos.
"Um rapaz maravilhoso, simples, humilde, estudioso e batalhador. Torcia muito pelo seu sucesso", escreveu um amigo. "Já tive aula com ele. Um ótimo professor e profissional", disse outro.
Josenildo já autuou como advogado, e tinha o título de especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Unifacol (Centro Universitário Facol), em Pernambuco.
A Prefeitura de Chã Grande decretou luto oficial de três dias. O corpo do delegado está previsto para chegar ao município no começo da manhã desta quinta-feira (16). Haverá um velório na Câmara de Vereadores e, em seguida, o enterro no cemitério municipal.
Em publicação nas redes sociais, a Polícia Civil de Pernambuco também lamentou a morte do delegado.
Confira no vídeo: Delegado pernambucano é morto em São Paulo
INVESTIGAÇÕES DO LATROCÍNIO
O latrocínio do delegado foi filmado por câmeras de segurança. Josenildo andava pela Rua Amaro Guerra, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, quando foi abordado por um motociclista, que fingia ser entregador de aplicativo.
Ver essa foto no Instagram
"Ao perceber que a vítima estava armada, o assaltante disparou contra ele, atingindo-o nas costas", informou a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
A arma funcional, o carregador dela e o celular do delegado foram levados pelo criminoso.
Josenildo foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu.
Em entrevista ao Estadão, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves declarou que a polícia investiga a hipótese de ao menos três homens terem participado da ação. Além do ladrão que efetuou os tiros, os outros estariam em duas motos.
"Pelo que apuramos, ele (Moura Júnior) entregou o celular e a arma, mas o ladrão pode ter achado que ele tinha outra arma e atirou pelas costas", afirmou.