Mais de 100 mil músicas tocadas por segundo nos streamings

Leia a coluna social da quinta do seu Jornal do Commercio
Mirella Martins
Publicado em 22/12/2022 às 0:05
Tom Jobim é o maior artista da música brasileira, de acordo com a revista Rolling Stone Foto: Arquivo Nacional


Todos os dias, milhões de músicas são tocadas em todo o Brasil por meio de diferentes canais e meios de comunicação e interação. Identificar cada uma dessas canções é importante para garantir a remuneração em direitos autorais a quem vive da música.

Só no streaming, o Ecad consegue identificar 100 mil músicas tocadas por segundo. A cada hora, são 360 milhões de canções identificadas, a partir dos processos de matching automático das informações recebidas das plataformas digitais com o banco de dados da instituição.

Caboclo

DIVULGAÇÃO - A poucos dias do Natal, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, recebeu a visita do deputado estadual Antônio Moraes. Os dois são amigos de longas datas. Moraes presenteou Luiz Carlos Figueirêdo com um caboclo de lança em barro do mestre Sussula, artesão, santeiro e escultor de Tracunhaém. O desembargador ficou impressionado com a beleza da peça.

A poucos dias do Natal, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, recebeu a visita do deputado estadual Antônio Moraes. Os dois são amigos de longas datas. Moraes presenteou Luiz Carlos com um caboclo de lança em barro do mestre Sussula, artesão, santeiro e escultor de Tracunhaém. O desembargador ficou impressionado com a beleza da peça.

E-book

Para destacar como esse trabalho é feito não só no streaming, mas em diferentes segmentos de execução pública, a instituição criou o e-book “Identificação musical” para mostrar como processar milhares de execuções, captadas de diferentes formas, para identificar os compositores, intérpretes e músicos de cada música e fazer a distribuição do direito autoral.

André Ribeiro/DIVULGAÇÃO - Comemorando o niver, Jorge e Claudia Carvalho com Tânia e José Carlos Fontaine

Ferramentas

O material apresenta as ferramentas e metodologias distintas para identificar as canções tocadas no país em locais de frequência coletiva, como emissoras de TV, rádios, cinemas, plataformas de streaming, shows e diferentes estabelecimentos. Além disso, aponta como é feita a arrecadação e distribuição em cada segmento e o caminho percorrido pelo direito autoral no Brasil, que vai de quem paga pelo licenciamento musical até quem recebe os rendimentos.

Identificação

"A identificação musical é uma das atividades fundamentais para o Ecad. Sem ela e sem o apoio da tecnologia, que é nossa grande aliada, o trabalho de arrecadação e distribuição de direitos autorais não seria feito de forma correta e precisa. Por isso, mais de 80% de nosso investimento é feito em tecnologia. Nosso objetivo é transformar o Ecad em uma entidade cada vez mais digital e orientada a dados", disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

ARQUIVO PESSOAL - Sandro Vasconcelos (historiador do museu), Betânia Corrêa de Araújo (gestora do museu), Mariana Dantas (jornalista) e Emerson Pontes (arte educador do museu).

Rápidas

O Forte Noronha inicia operações, abrindo ao público em sistema de soft opening. Com acesso gratuito, inicialmente, o equipamento abre as portas de forma gradativa para melhor recepção e acolhimento aos noronhenses e turistas.

Nesta quinta, às 18h, o coral da Unimed Recife, formado por colaboradores e cooperados, apresentará a Cantata Natalina na entrada principal do Empresarial Pedro Stamford.

O Patteo Olinda conta agora com o primeiro ParCão instalado dentro de um shopping center em Pernambuco.

 

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory