O Porto Digital, maior parque tecnológico urbano da América Latina, registrou um crescimento de 14% em seu faturamento em 2023, alcançando R$ 5,4 bilhões em receita e consolidando-se como um dos principais polos de inovação e tecnologia do país.
O parque, que conta com 415 empresas e mais de 18.400 colaboradores, contribui significativamente para o desenvolvimento econômico de Recife e Pernambuco, sendo o terceiro maior setor de serviços da cidade, atrás apenas de saúde e construção civil.
Atraindo novas empresas e gerando empregos
Mesmo em um ano desafiador para o setor de tecnologia no mundo todo, o Porto Digital se destacou pela sua resiliência e capacidade de atrair novas empresas. Em 2023, grandes nomes como Liferay, Deloitte, Bradesco e Grupo Moura inauguraram escritórios e centros de inovação no parque, gerando a expectativa de mais 1.500 novos postos de trabalho.
Crescimento em diferentes áreas
O desempenho positivo do Porto Digital em 2023 foi impulsionado pelo crescimento de empresas em diversos setores, como software, hardware, serviços de TI e startups.
As 10 empresas com maior faturamento no ano foram Accenture, Avanade, Avantia, CESAR, Deloitte, Extreme Digital, Globo, Liferay, Neurotech e Tempest. Já as que mais cresceram foram Extreme Digital, Incognia e Safetec.
Reconhecimento e perspectivas para o futuro
O crescimento do Porto Digital em 2023 foi celebrado por autoridades e líderes do setor de tecnologia. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destacou que o parque continuará crescendo nos próximos anos, com foco na atração de novas empresas e startups, e no desenvolvimento de soluções inovadoras para diferentes setores da economia.
"Novas empresas devem surgir pela comunidade local de startups e pela atração de empresas de economia tradicional, que querem montar laboratórios de inovação e enxergam no Porto Digital o local ideal, já que Recife possui uma boa rede de possíveis fornecedores de tecnologia e capital humano", ressaltou.
Já João Campos, Prefeito do Recife, exaltou o papel fundamental do Porto Digital no avanço econômico e tecnológico da cidade.
"Além de fortalecer a nossa economia, o Porto Digital, que é um patrimônio da nossa cidade, também cria oportunidades tangíveis para os recifenses", afirmou.
Laís Xavier, presidente da Assespro-PE/PB, também destacou a relevância do parque para a economia local e nacional.
"Apesar do contexto de desaceleração no mundo todo, o Porto Digital teve crescimento do faturamento e número de colaboradores - o que mostra o quanto nós somos relevantes enquanto parque no processo de alavancagem da economia", apontou.
Outras autoridades, como Guilherme Cavalcanti (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Gerino Xavier (presidente do Seprope) e Yves Nogueira (presidente da Softex-PE), também destacaram a importância do Porto Digital para o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.
A pesquisa que comprovou o crescimento do Porto Digital em 2023 foi realizada pelo próprio parque, em parceria com a Softex-PE, Assespro-PE/PB e Seprope. Os dados foram comparados com as informações da Prefeitura do Recife sobre os impostos gerados pelas empresas do parque.