Um dos muitos defeitos atribuídos à música brega, sertaneja, fuleiragem e afins é a pobreza de suas melodias, amparadas em poucos, e sempre os mesmos, acordes. O que é verdade. Mas o defeito não é pela economia de acordes. É sim pela maneira como esses acordes são empregados para sustentar uma melodia.
A balada Wonderful Tonight, de Eric Clapton, que teve até uma versão sertaneja, de Leandro e Leonardo (com a façanha de ser mais melosa do que o original), emprega apenas quatro acordes, sol/ré/dó/mi menor. Abaixo dez canções clássicos do rock construída com quatro, e bem utilizados, acordes.
Get Back (Lennon & McCartney), The Beatles - lá maior/sol maior/ré maior/lá 7
Beast of Burden (Mick Jagger & Keith Richards), The Rolling Stones – si/mi/c# menor/lá maior
Don’t Be Cruel (To A Heart That’s True) (Otis Blackwell/Elvis Presley), Elvis Presley – mi maior/ré maior/mi menor/lá maior
Glória (Van Morrison), Them – Mi maior/sol 6/ré maior/lá maior
I Saw Her Standing There (Lennon & McCartney), The Beatles – mi 7/lá maior/si/dó maior
La Bamba (Richie Valens), Richie Valens e outros - dó maior/fá maior/sol maior/sol 7 (os mesmos acordes usados em Like a Rolling Stone, por Bob Dylan)
Peggy Sue (Jerry Allison/Norman Petty/Buddy Holy), Buddy Holly – lá maior/ré maior/mi maior/fá maior
Suzie-Q (Dale Hawkins/Stan Lewis/Eleanor Broadwater), Dale Hawkins, Creedence Clearwater Revival - mi7/lá 7/dó7/si 7
Wild Things (Chip Taylor), The Troggs, Jimi Hendrix – lá 5/ré maior/mi maior/g5
Save the Last Dance For Me (Doc Pomus/Mort Shuman), The Drifters, Leonard Cohen, Cheap Trick, Lou Reed e muito mais gente – mi maior/si 7/lá maior/mi 7