No "meu país Pernambuco", como pernambucano que se preza gosta de chamar a terrinha, só faltava mesmo um passaporte para validar a passagem por este território de culturas e paisagens tão diversas. Pois agora não falta mais.
Em uma ação de marketing para atrair visitantes ao Estado, a Secretaria de Turismo (Setur) lançou na tarde desta terça-feira (27) o Passaporte Pernambuco.
- Serra Talhada e Caruaru terão voos comerciais da Azul a partir de novembro; veja preços de bilhetes saindo do Recife
- Magia do Natal de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, começa em novembro com novo formato
- Hub do Aeroporto do Recife é o que terá mais voos extras no feriado de Finados
- Natal Luz de Gramado anuncia programação. Evento tem início na quinta (22/10)
- Aena Brasil iniciará reformas no Aeroporto do Recife em janeiro
- Com investimento de R$ 3,8 milhões, Aeroporto de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será requalificado
- Hotéis de Alagoas oferecem até 30% de desconto em campanha para atrair turistas
- Pesquisa da Booking.com aponta tendências para o futuro das viagens. Confira as previsões
Parecido com um passaporte de verdade, mas sem nenhum valor oficial, o "documento" será distribuído gratuitamente a moradores e turistas. A ideia é que os viajantes registrem a passagem pelas diversas cidades e atrativos que for conhecendo por meio de carimbos coloridos encontrados em hotéis, pontos turísticos, centros de atendimento ao turista (CATs) e restaurantes, entre outros equipamentos voltados a receber visitantes.
A novidade faz parte da estratégia de retomada do turismo, que também inclui uma ação do Bora Pernambucar com o apresentador Caio Braz em 14 municípios do Agreste e Sertão. Desde o última sábado (24), ele caiu na estrada para uma viagem de 16 dias, junto com um time de profissionais que vai produzir vídeos e fotos para divulgar Pernambuco no resto do País.
A maratona já pode ser acompanhada online pelas redes do Descubra Pernambuco e pelo perfil pessoal do apresentador Caio Braz.
O roteiro inclui experiências únicas, como mergulhar na catedral submersa de Petrolândia, no Rio São Francisco; conferir a produção das alpercatas xô boi em Floresta e incorporar o personagem do careta, típico do Carnaval de Triunfo.
A primeira fase da empreitada ainda contempla os municípios de Tacaratu, São José do Belmonte, Serra Talhada, São José do Egito, Buíque, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Caruaru, Bonito, Bezerros e Recife.
Uma segunda etapa deve ser realizada pelo Litoral e Zona da Mata, mas a data ainda não foi definida. Segundo a Setur, o investimento é de aproximadamente R$ 500 mil, oriundos dos recursos da Empetur voltados à promoção turística.
ONDE 'EMITIR' O PASSAPORTE
A "retirada" dos passaportes poderá ser feita inicialmente nos CATs do Grande Recife, a partir da próxima semana. Na sequência, serão enviados ao interior do Estado. Nas cidades que não contarem com CATs, poderão ser adquiridos em hotéis e pontos turísticos.
A Empetur também prevê a entrega do passaporte em agências de turismo que comercializam o destino Pernambuco, sobretudo os Estado próximos, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí.
Já os carimbos, serão entregues a estabelecimentos turísticos em geral por todo o Estado. “O passaporte é uma ferramenta que vai nos ajudar a despertar o desejo tanto do público para vir ao Estado quanto dos agentes de viagens e operadores de venderem o destino. Vamos entregar material para várias agências e incentivar que eles sejam os multiplicadores dessa ideia, entregando aos seus clientes quando eles adquirirem pacotes para cá”, explica a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.
Comentários