Como oferecer roteiros turísticos inovadores, com o envolvimento das comunidades locais e gerar desenvolvimento sustentável?
Larissa Almeida responde a essa e outras questões sobre viagens com propósito no livro Turismo Criativo: Uma viagem por culturas, encontros e experiências.
A publicação é a primeira sobre o tema produzida no País. Tem prefácio assinado por Greg Richards, pesquisador que definiu o termo Turismo Criativo no mundo e inspirou Larissa a fundar, com outros pesquisadores brasileiros, a Rede Nacional de Turismo Criativo (Recria).
>> Em meio ao mangue do Recife, saberes e sabores da Ilha de Deus
>> Todos os ritmos da Bomba do Hemetério na rota dos turistas
>> De barquinho, turista pode revisitar um Recife pouco explorado
>> Turismo criativo e de base comunitária promovem redescobertas
Para viabilizar a obra, feita de forma independente, a autora lançou uma campanha de crowdfunding, já disponível na plataforma Benfeitoria. A meta é arrecadar R$ 23.850 para impressão de mil exemplares do livro.
Destinado a empreendedores, estudantes e professores que buscam se aprofundar na temática, o livro também promete ser um deleite para viajantes que gostam de conhecer pessoas e lugares para além do convencional.
>> O turismo e a criatividade como ferramentas de desenvolvimento pós-coronavírus
“Busquei trazer uma contextualização conceitual, pensando em apresentar de forma clara, um panorama geral do turismo criativo. Também trouxe questões práticas que podem dar suporte a quem deseja utilizar o turismo criativo como estratégia no seu negócio, na prática”, comenta Larissa Almeida.
A partir de experiências da autora, o livro também lança luz sobre como o turismo criativo, como estratégia de desenvolvimento e organizado em rede, pode potencializar o desenvolvimento territorial.
- Com investimento de R$ 3,8 milhões, Aeroporto de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será requalificado
- Argentina volta a receber brasileiros em novembro. Confira as regras
- Hotéis de Alagoas oferecem até 30% de desconto em campanha para atrair turistas
- Viagens perto de casa, com bichos de estimação e que permitam trabalhar a distância lideram preferência dos turistas
“Neste momento pelo qual o mundo está passando, em que precisamos nos reinventar como comunidade, em que precisamos revisar nossas práticas de consumo para seguir existindo como humanidade, acredito fortemente que o turismo criativo pode nos ajudar nessa mudança de olhar”, afirma Larissa.
No plataforma Benfeitoria estão disponíveis diversas recompensas, além do próprio livro, que durante a campanha poderá ser adquirido com desconto. O prazo para contribuição é até o dia 9 de dezembro e a previsão é que a obra seja entregue até o fim deste ano.
Comentários