O dia oficial da Black Friday é o 27 de novembro, mas boa parte das agências de viagens, hotéis, companhias aéreas e serviços em geral já antecipou a temporada de promoções, para estimular a retomada do turismo e conquistar viajantes ávidos por ganhar o mundo ainda na pandemia ou depois que tudo isso passar.
Os descontos, em média, giram em torno de 30%, mas há pechinchas, como pacotes da CVC até pela metade do preço. Em outros casos, os valores foram mantidos. No entanto, com vantagens, a exemplo do upgrade de categoria. No Jatiúca Hotel e Resort, em Maceió, por exemplo, na compra de meia pensão, o cliente ganha pensão completa mais 10% de desconto no valor da diária.
A maioria das empresas ainda conta com condições especiais, como a possibilidade de parcelar a compra em até 10 vezes. "O viajante está mais preocupado com a qualidade e com a segurança, pesquisa detalhadamente o destino para onde quer viajar e questiona as informações sobre a confiança da operação", diz o diretor das agências Agaxtur em Pernambuco, Jameson Nascimento.
Mais que nunca, as empresas destacam o cumprimento de protocolos de higienização contra a covid-19 como diferencial. Também oferecem a possibilidade de dispor dos serviços por prazos prolongados, até o fim de 2021, ou com direito a remarcações, em função da pandemia.
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De todo modo, o Procon-Pernambuco orienta os consumidores a observarem em detalhes as regras do contrato, para evitar surpresas desagradáveis e frustrações. "O primeiro alerta é desconfiar de valores baixos demais, incompatíveis com o produto. Também é importante guardar toda e qualquer comunicação com o fornecedor, que permita provar o que foi adquirido e contestar em caso de necessidade", diz a secretária executiva de Justiça e Promoção do Direito do Consumidor, Mariana Pontual, lembrando que no ano passado os serviços turísticos ficaram em sexto lugar entre os principais alvos de reclamações registradas pelo órgão.
Se a opção for por viagens internacionais, é preciso prestar atenção às normas de entrada de cada país. Europa e Estados Unidos, por exemplo, ainda não abriram suas fronteiras para turistas brasileiros e não há garantias de quando a liberação vai ocorrer. Bilhetes aéreos ou pacotes flexíveis, nesta situação, são a escolha certa de quem quiser evitar prejuízo futuro. Alguns lugares, como o Reino Unido e as Bahamas, permitem o acesso, mas com exigência de uma quarentena de 14 dias. Outros, caso da Argentina, exigem teste para detectar possível infecção pelo coronavírus. Em muitos, o seguro viagem é obrigatório.
Mesmo dentro do Brasil, há destinos com regras diferenciadas, como o Arquipélago de Fernando de Noronha, onde só é liberado para circular quem comprovar que já teve covid-19 e está curado ou apresentar exame feito até 24 horas antes do embarque atestando que não está contaminado.
Conferidas todas as condições, é escolher a oferta que cabe no bolso e se preparar para a próxima escapada. Para facilitar o trabalho, a coluna selecionou algumas opções.
FERNANDO DE NORONHA
Entre as empresas que aderiram à Black Friday no Arquipélago de Fernando de Noronha, os descontos são de 30%. Nas pousadas do grupo Ecocharme (Pousada do Marcílio, Pedra do Mar, Arquipélago, Varadinha & Casa), a promoção vai de 19 a 30 de novembro, para hospedagem nos meses de março, abril ou junho de 2021, sem possibilidade de remarcação. As diárias, já com abatimento, vão de R$ 376,60 (Arquipélago) a R$ 945 (Varadinha & Casa). Esta última comporta até oito pessoas, mas, ao contrário das demais, não oferece café da manhã.
Já no Dolphin Hotel, que participa pelo quarto ano da Black Friday, as vendas ocorrem de 20 a 30 de novembro e os preços variam de R$ 574 e R$ 1.906, a depender da categoria da suíte.
Ainda no arquipélago, a Luck Receptivo tem pacotes de R$ 930 por R$ 650 para passeio de barco mais Ilhatour, Atalaia Sub e Trilha Piquinho.
PORTO DE GALINHAS
Nos empreendimentos do Grupo Ocaporã (Hotel All Inclusive, Tabaobi Smart Hotel e Pousada Tabapitanga), os descontos variam entre 10% e 25% nas diárias para as reservas realizadas entre 26 e 30/11, com hospedagem entre 1º/12/20 e 30/11/2021, exceto o período do réveillon (26/12/20 a 3/1/21) e Carnaval 2021 (12 a 18/2/21). Otimista com a Black Friday, o grupo espera faturar R$ 3,5 milhões com a ação. Mais: 3552-5000.
O Marupiara by GJP e o Nannai Resort & SPA apostaram em corte de preços ainda mais agressivo, de 40%. No primeiro, a promoção é válida para compras de 20 a 30/11. No Nannai, para receber o código promocional antecipadamente, é preciso se cadastrar no site.
Já no Solar Porto de Galinhas e Vivá Porto de Galinhas Resort, os descontos de até 30% podem ser usados em qualquer período entre 1º/12/20 e 1º/12/21 (exceto réveillon). Para garantir as ofertas, é preciso se cadastrar nos respectivos sites.
Quem preferir fazer só uma bate-e-volta, pode optar pelos pacotes da Luck, que ainda incluem Maragogi e Carneiros com catamarã, por R$ 228. Com Litoral Norte e João Pessoa, sai por R$ 220.
NORDESTE
Pacote terrestre de 6 dias e 5 noites, com saída em abril, para Porto Seguro, com hospedagem no Hotel Transoceanico Praia Hotel, com café da manhã, sai a partir de R$ 1.006 (2 adultos e 2 crianças com até 12 anos) pela CVC.
Em Natal, a agência oferece 7 noites de hospedagem com café da manhã a partir de R$ 4.348 no Rifoles Praia Hotel e Resort, nas mesmas condições.
Também para o Rio Grande do Norte, a Luck Receptivo trabalha com 30% off em pacote que inclui Pipa, o Litoral Sul e Genipabu. Sai de R$ 250 por R$ 175. Na Paraíba, a oferta contempla entardecer na Praia do Jacaré com Bolero de Ravel, praias da Costa do Conde (Coqueirinho, Tambaba e Tabatinga) e piscinas Paraibadisíacas. Custa R$ 199 já com desconto.
Já na capital baiana, o city tour histórico, mais o panorâmico e praias fica de R$ 210 por R$ 145.
Em Maceió, o Jatiúca Hotel e Resort oferece upgrade de meia pensão para pensão completa, além de desconto de 10% no valor das diárias para compras feitas de 23 a 27/11 e hospedagens de 7 a 12 de fevereiro de 2021, 17 a 21 de fevereiro de 2021 e 1º de abril a 30 de junho de 2021. Se o consumidor pagar com cartão Elo, ainda recebe mais 10% de abatimento. As diárias custam a partir de R$ 788.
EXTERIOR
Entre os destinos já abertos a brasileiros, destaca-se a Argentina. O pacote para Buenos Aires pela Agaxtur (98241-7237) inclui três noites de hospedagem, traslados e passeios pela cidade por R$ 680, parcelados em até dez vezes, para viagem no mês de janeiro.
Em Cancún, no México, os descontos chegam a 68% em hotéis da rede Oasis para reservas feitas até o fim de novembro e embarque até 19 de dezembro.
Na ilha colombiana de San Andres, o pacote inclui hospedagem com café da manhã, traslados de chegada e saída, passeio pela ilha e passeio a localidades turísticas próximas, como Acuário e Johnny Cay. O pacote terrestre para três noites, considerando a viagem em março de 2021, custa R$ 1.700.
Já o passeio para Machu Picchu, no Peru, inclui entre as vantagens do pacote da Black Friday, hospedagem de quatro noites, traslados de chegada e saída, passeio em Lima, Cusco e a visita a Machu Picchu em trem Vistadome. O valor é de R$ 4.507,90.
INTERCÂMBIO
A Experimento Intercâmbio Cultural tem ofertas para cursos de idiomas no exterior, com saída em maio. Duas semanas de cursos de inglês na escola IELS mais acomodação em Malta sai por R$ 4.728, enquanto o programa de quatro semanas no Canadá, com acomodação, café da manhã e jantar custa R$ 9.204.
DIREITOS DO TURISTA
A secretária executiva de Justiça e Promoção do Direito do Consumidor, Mariana Pontual, lembra que até o dia 31 de dezembro deste ano, as relações de consumo no setor de turismo estão regidas pelas leis 14.046 (hospedagem, transporte, parques temáticos, eventos etc.) e 14.034 (companhias aéreas)
A Lei 14.046 prevê que se o consumidor, por qualquer motivo, desistir da viagem, terá direito de solicitar a remarcação sem custos para um período de até 18 meses. Caso não seja possível e o cliente prefira o reembolso, terá que esperar 12 meses após o estado de calamidade imposto pela pandemia ser suspenso. "É mais vantajoso remarcar, porque nunca se sabe como estará a situação financeira do fornecedor no futuro", orienta Mariana.
Já a Lei 14.034 define que, em caso de cancelamento do voo pela companhia aérea, o consumidor tem direito ao reembolso, com correção do INPC, em até 12 meses, a contar da data da viagem cancelada. Se a desistência for do passageiro, ele pode optar por utilizar o crédito também pelo período de até um ano sem ônus. Se preferir o reembolso, o valor será devolvido com descontos de todas as tarifas cabíveis.
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