Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

RETOMADA

Brasileiro busca viagens mais baratas, aponta Ibope

Pesquisa mostra tendências para os próximos seis meses

Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Publicado em 13/11/2020 às 8:50 | Atualizado em 13/11/2020 às 8:56
TOM CABRAL/ACERVO JC IMAGEM
Apenas 12% dos brasileiros voltaram a viajar com a retomada da economia, aponta o Ibope - FOTO: TOM CABRAL/ACERVO JC IMAGEM

A quarentena aumentou a vontade das pessoas de viajar, mas a maioria ainda não teve coragem de cair na estrada, muitos menos entrar em um avião. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Ibope e C6Bank. Entre dois mil brasileiros com acesso à internet entrevistados em todo o País, apenas 12% voltaram a fazer turismo após a reabertura da economia. Segundo o levantamento, mais da metade (55%) parou de viajar durante a pandemia e apenas 6% ampliaram a frequência de viagens de carro, a lazer ou a trabalho.

Para os próximos seis meses, os viajantes começam a ganhar mais confiança: o estudo aponta que 36% pretendem viajar a passeio de carro nesse período e 19% planejam viajar de avião.
Como é tendência na pandemia, mesmo entre os que escolheram o transporte aéreo, 15% dizem que vão passear dentro do Brasil e apenas 4% revelam intenção de ir para o exterior.

Os números reforçam a tendência já constatada pela Agência Nacional de Aviação Civil, que indica queda de 90,7% na demanda por voos internacionais em setembro, último mês cujos dados estão disponíveis. Com as fronteiras fechadas a brasileiros na Europa e nos Estados Unidos, o cenário não deve mudar tão cedo.

Seja qual for o modal e o destino, no entanto, a maioria (71%) busca roteiros mais baratos: 38% pretendem fazer passeios mais em conta do que os anteriores e 33% vão manter as viagens econômicas de sempre. O período de isolamento, por outro lado, parece ter despertado a auto indulgência em 14% dos viajantes, que pretendem gastar mais do que a média com viagens nos próximos seis meses. O restante não soube dizer quanto gastará.

Comentários

Últimas notícias