MATO GROSSO DO SUL

Vídeo: Como é flutuar no Rio Sucuri, em Bonito, o terceiro rio mais cristalino do mundo?

A flutuação no Rio Sucuri é dos passeios mais fantásticos que podem ser feitos no Mato Grosso do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 25/10/2021 às 8:00 | Atualizado em 17/12/2021 às 10:23
Notícia
X

Mais que flutuar, a impressão é de voar. De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, dão esta sensação (única) aos visitantes. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido. Uma experiência surreal que, felizmente, é bem real.

A fazenda São Geraldo, de onde parte o passeio, fica a 18 quilômetros do centro de Bonito. Ela foi comprada pela família Cândido Pinheiro em 1908 e na década de 90 começou a ser utilizada para o ecoturismo. Em 1999, a área foi transformada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Ao chegar no local, o visitante, que deve marcar a atividade previamente, recebe todas as orientações e passa pelos protocolos de prevenção à Covid-19, como aferição de temperatura e distribuição de álcool em gel.

Passeio

Antes da flutuação, os turistas fazem a trilha das nascentes, um percurso curto de 500 metros que funciona como uma espécie de portal para entrar no universo das nascentes do Rio Sucuri. Ao chegar no pier, eles fazem um pequeno treinamento para se adaptar aos equipamentos como snorkel, óculos e roupa de neoprene. Depois o grupo pega um barco e é levado até o ponto onde se inicia a atividade em si. O caminho já encanta ao mostrar a beleza das águas onde logo mais vão mergulhar.

Ao chegar na platatorma finalmente chega a hora de de fato mergulhar no lindo mundo subaquático. A flutuação tem no total cerca de 1.800 metros e é sempre feita com guia credenciado, além de ser acompanhada pelo barco de apoio. Crianças a partir de quatro anos podem fazer a atividade, desde que acompanhada pelos pais ou adultos responsáveis.

Não é necessário saber nadar já que atividade é realizada obrigatoriamente com um colete salva-vidas. A correnteza vai conduzindo lentamente o visitante que só tem o “trabalho” de deixar ser levado pelas belezas do rio. A duração é de quase uma hora, mas a impressão é de que o tempo não passa quando se está mergulhado no lindo universo do Rio Sucuri.

Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a estilista Larissa Andrade foi até Bonito e escolheu a flutuação no Rio Sucuri como primeiro passeio e não se arrependeu. “Não tenho nem palavras para definir. Como não sei nadar, fiquei com um pouco de receio no começo, mas logo depois me adaptei e pude aproveitar bem. É incrível a transparência da água e a quantidade de peixe que vimos. Vale muito a pena, inesquecível mesmo”, afirmou.

Encontro com "Vovózona"

A equipe de reportagem até que encontrou com uma sucuri, mas não foi no rio que leva o nome do animal. Ainda em Bonito, no Mato Grosso do Sul, durante um rafting no Rio Formoso, que fica próximo, ela se deparou com uma sucuri gigante de seis metros batizada de "vovózona". 

Tags

Autor