MATO GROSSO DO SUL

Bonito: O lindo passeio e as cachoeiras da Estância Mimosa

A fazenda, que é referência em ecoturismo, oferece um ótimo contato com a natureza com 10 cachoeiras.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 29/10/2021 às 8:00 | Atualizado em 17/12/2021 às 10:41
Notícia
X

Imagine encontrar em uma fazenda trilha com lindas cachoeiras, passeio a cavalo, observação de aves e um delicioso almoço regional. Esta é a Estância Mimosa, uma referência em ecoturismo em Bonito, no Mato Grosso do Sul. O local é perfeito para um passeio em família pois oferece lazer para pessoas de todas as idades em contato com a natureza.

A propriedade foi adquirida em 1998 e no ano seguinte já começou um trabalho diferenciado de ecoturismo. Em 2013, 66% do espaço foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A visitação é oferecida seguindo diretrizes de sustentabilidade o que ajuda a preservar o meio ambiente do local. Entre as atividades estão o passeio a cavalo e a observação de aves.

Mas o mais legal mesmo é a trilha pelas cachoeiras. O roteiro contempla cerca de 10, com paradas pra banho, plataformas de salto e mirantes, além de um pequeno passeio de barco. A trilha de pouco menos de 3 quilômetros é feita toda na mata, acompanhado por guia.

Apesar da grande quantidade de cachoeiras, o tour não é cansativo ou repetitivo porque cada uma tem tamanho, forma e outras características diferentes.

Entre as principais estão a do Sinhôzinho que faz referência à um antigo curandeiro da região. A do desejo que promete realizar os anseios de quem atravessa o espelho d’água.

Já a que proporciona mais emoção é a do Salto onde existe uma plataforma que possibilita um pulo de uma altura de cerca de 6 metros.

Encontro com a sucuri gigante "Vovózona" durante rafting

O rafting é um esporte que naturalmente envolve adrenalina. Tecnicamente é uma descida de grupos em corredeiras utilizando botes infláveis. Só que a atividade no Rio Formoso, em Bonito, conta com uma adrenalina maior, mais precisamente 6 metros. Este é o tamanho das sucuris que costumam aparecer no caminho dos aventureiros e, por incrível que pareça, em vez de espantar, as cobras gigantes atraem ainda mais turistas curiosos (ou loucos?) para o local. Algumas como a famosa Vovózona já viraram até celebridade na cidade de tanto que aparecem nos vídeos do rafting.

Tags

Autor