PREMIAÇÃO

Programa Cores e Sabores, da TV Jornal, conquista o 2º Prêmio Pernambuco de Turismo; confira todos os vencedores

O programa, que apresentou um roteiro turístico diferenciado de 7 cidades pernambucanas, venceu na categoria jornalismo televisivo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 15/12/2021 às 14:50 | Atualizado em 16/12/2021 às 12:14
Notícia
X

O programa Cores e Sabores da TV Jornal conquistou a 2ª edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, cuja solenidade de premiação foi realizada na noite desta terça (14), no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O projeto, que apresentou um roteiro turístico diferenciado de 7 cidades pernambucanas, venceu na categoria jornalismo televisivo.

A cerimônia contou com apresentação do Maestro Spok e participação da jornalista Meiry Lanunce como apresentadora da solenidade. Em discurso de abertura, o Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, salientou a importância de reunir o trade e celebrar todas as ações desenvolvidas para elevar o turismo no Estado durante a retomada.

“A pandemia trouxe muitas dificuldades para o turismo do mundo inteiro, e o cenário em Pernambuco não foi diferente. Dedicamos esse período para unir forças e tentar recuperar o setor e pensar em ações para aumentar a procura dos visitantes e turistas, com segurança e respeitando os protocolos e, agora, com o avanço da vacinação. O prêmio de turismo, que celebra a sua segunda opção, vem para consagrar o empenho e dedicação de todos os que fazem o turismo local”, comentou o secretário. 

O prêmio consagrou as 10 categorias e prestou homenagens especiais à Pessoa Amiga do Turismo, à Empresa Amiga do Turismo e à categoria In Memorian. Na Pessoa Amiga do Turismo, foram homenageados o jornalista Francisco José, o apresentador do GNT Fashion e influenciador digital, Caio Braz, e o prefeito de São Benedito do Sul, Cláudio José de Gomes de Amorim. Também foram lembrados, em discursos emocionantes, os legados do ex-vereador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes da Prefeitura do Recife, Cadoca; do ex-presidente e diretor da ABAV, José Sales; e do criador do Instituto Brennand, Ricardo Brennand.

LISTA DE VENCEDORES 

Agência de Viagens


Luck Viagens - campeã

Avant Turismo PE - 2º

Agência de Ecoturismo Vem de Andada - 3º

 

Empresa de Eventos


Insight Feiras - campeã

Vox Produções - 2º

RCML Serviços Ltda - 3º

 

Estabelecimento Gastronômico


Restaurante Catamaran - campeã

Raphaello Beach Bar - 2º

Dom Pedro Gastrobar - 3º

 

Equipamento Turístico


Catamaran Tours - campeã

Complexo Baixa Verde - 2º

Catamaran Beach Club - 3º

 

Inovação e Sustentabilidade no Turismo


Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha - Projeto Noronha Carbono Zero - campeã

Secretaria de Turismo e Lazer do Recife - Roadshow Viva Recife - 2º

Sérgio Márcio Brainer - @visitbezerros - 3º

 


Jornalismo em Turismo


Formato Impresso: Turismo na Pandemia - Rafael Dantas

Formato Virtual: Cabuetando Pernambuco - Emerson Braga/Cabueta Cultural

Formato TV e Rádio: Cores e Sabores - Leonardo Vasconcelos

 

Meios de Hospedagem


Park Hotel - campeã

Pousada Luar - 2º

Pousada Triboju - 3º

 

Turismo Criativo


Secretaria de Turismo Sustentável de Itapissuma - Itapissuma, um mundo fantástico de criatividade - campeã

Avant Turismo PE - Os Encantos de Lagoa de Carro - 2º

Planeta Turismo PE - Vitória, das Tabocas ao Turismo - 3º

 

Turismo Rural e Ecológico


Aparauá Ecoaventura - 3º

Vinícola Vale das Colinas - campeã

Hotel Fazenda Betânia - 2º


Municípios destaques no Turismo

 

Festival Tapioca de Olinda - campeã

Cabo de Santo Agostinho - 2º

Tacaratu - 3º

CORES E SABORES

O projeto Cores e Sabores nasceu com o objetivo de apresentar roteiros turísticos diferenciados dos municípios pernambucanos, mostrando não apenas os passeios clássicos, mas também os menos conhecidos, unindo esporte, lazer, hospedagem e gastronomia. Na sua primeira temporada foram produzidos 7 programas que foram exibidos quinzenalmente entre os dias 10 de julho e 2 de outubro deste ano, aos sábados, às 12h30, na TV Jornal.   

As reportagens e a apresentação do programa foram assinadas por Leonardo Vasconcelos. A produção e edição de texto foi de Juliana Sampaio, a edição de imagens de Thiago Azevedo e as imagens de Tião Siqueira, Berg Alves e Jaílton Júnior.

As cidades mostradas foram Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, Tamandaré, no Litoral Sul, Gravatá, Bonito e Garanhuns, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, mostrando também a força do turismo no interior de Pernambuco.

Cada programa teve cerca de meia hora de duração e foram exibidas de 6 a 8 reportagens mostrando dicas de atividades, hotéis e restaurantes, reunindo o melhor do trade turístico de cada local. Como o próprio nome já propõe, a ideia do Cores e Sabores é a de conduzir o público em uma viagem pelas belezas e paladares de cada lugar.

Confira as outras edições do programa: 

PRIMEIRA EDIÇÃO

Na primeira edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, realizado em 2019, o repórter Leonardo Vasconcelos venceu na categoria jornalismo com o Blog Mochileo, do Jornal do Commercio, pelas matérias publicadas naquele ano, enfatizando as belezas dos municípios pernambucanos. 

Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco / Divulgação
O repórter Leonardo Vasconcelos venceu a primeira edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, em 2019, na categoria jornalismo online. - Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco / Divulgação

 


Tags

Autor