LITORAL SUL

Jaboatão: piscinas naturais e outros atrativos no roteiro do verão 2022

No Roteiro Verão 2022 do Litoral Sul de Pernambuco o exemplo da vizinha da capital que tem várias atrações escondidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 07/01/2022 às 8:00
Notícia
X

Coladinha com a capital, Jaboatão dos Guararapes impressiona com atrativos ainda pouco conhecidos como as piscinas naturais de Candeias que podem ser curtidas com um passeio de bike aquática nas marés baixas. Mas uma outra forma forma de admirá-las aliando adrenalina é o voo de paramotor. Existe uma base do esporte em Barra de Jangada, da onde partem diariamente os voos para curtir as belezas de Jaboatão. Próximo dali, no mesmo bairro, existem várias marinas com opções de lazer. Confira abaixo os vídeos das principais atrações de Jaboatão. 

Entre as várias atrações escondidas, algumas desconhecidas até dos próprios moradores, é possível encontrar paisagens deslumbrantes. Um ótimo exemplo são as piscinas naturais de Candeias. Sim, elas existem e podem ser curtidas quase todos os dias durante as marés baixas, quando o mar está bem raso (em segurança, de acordo com a prefeitura, por conta da proteção natural dos arrecifes da região, que não é de mar aberto, ao contrário da praia vizinha, de Piedade). A reportagem do Programa Cores e Sabores da TV Jornal explorou várias opções para curtir essas piscinas, seja com bike aquática, caiaque ou stand up paddle (SUP), junto com o pessoal da Bike Aquática de Candeias, que oferece a atividade há um ano.

Outra forma de admirar as piscinas naturais e outras belezas da orla de Jaboatão é com o voo de paramotor, que parte da praia de Barra de Jangada. No local, a equipe do Paramotor Pernambuco montou uma espécie de “base aérea”, onde é possível voar todos os dias, dependendo, claro, das condições climáticas e do vento. O voo panorâmico passa pelas praias da área, além do Rio Jaboatão e a Ilha do Amor. Quem apresentou as belezas da cidade de cima foi o conhecido Lima Voador.

Mas Jaboatão não é só praias. A cidade se destaca também no turismo histórico. O Morro dos Guararapes, por exemplo, é considerado o “berço da pátria”, por ter sido o local das batalhas de 1648 e 1649, que terminaram com a expulsão dos holandeses. Para marcar a vitória, foi erguida no local em 1656 a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes. No morro também é realizada anualmente a famosa Festa da Pitomba, celebrada após o Domingo de Páscoa. A festa, em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, ocorre na época em que as pitombeiras dão frutos.

Porém o município tem outras igrejas importantes que fazem parte da história de Pernambuco. Merece destaque a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Colônia dos Padres, no bairro Vila Rica, que conta com a linda Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Além dela, o roteiro religioso passa ainda pelas ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no bairro de Muribeca, e a igreja de Nossa Senhora de Piedade, no bairro de mesmo nome, ou Igrejinha de Piedade, como é carinhosamente chamada.

Você também pode fazer uma viagem pela história do município com um pouco de aventura por meio de trilhas pelos antigos engenhos. A reportagem começou o tour pelo Engenho Megaipe de Cima, em Muribeca, passou pelo Engenho Santana, em Sucupira, e terminou nas ruínas do Engenho Duas Unas, em Santo Aleixo.

Para relaxar e curtir um belo visual, a dica é aproveitar as marinas da Barra de Jangada. A nossa equipe visitou a Sollarium, onde fez um passeio com emoção de jetski e outro de contemplação com catamarã em apreciando o pôr do sol.

Outra reportagem mostra o rico artesanato da cidade, com destaque para as peças do escultor Alex Mont’elberto. Ele expõe suas peças na sua oficina, localizada em Canderias, e no Shopping Guararapes.

Claro que o Cores e Sabores sempre termina com dicas de gastronomia e hospedagem. Jaboatão tem ótimas opções em ambos os setores. Na culinária, destaque para o Bolo Souza Leão, patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco com origens em Jaboatão. A TV Jornal foi conhecer o bolo e sua receita na padaria Hiper Pan Fátima. Também conferimos os deliciosos pratos dos restaurantes Bodega, em Candeias, e Rota do Mar, em Barra de Jangada.

As dicas de onde ficar são o Hotel Costa Mar e Íbis, ambos em Piedade.


Tags

Autor