Variante ômicron: na Catalunha, justiça espanhola estende toque de recolher por mais 14 dias para conter Covid-19; entenda
A variante ômicron, altamente contagiosa, se espalha com rapidez na Europa. Catalunha prorroga toque de recolher como medida de contenção
A justiça da Catalunha estendeu nesta quarta-feira (5) por mais 14 dias o toque de recolher noturno estabelecido em grande parte da comunidade autônoma dessa região do nordeste da Espanha, para impedir a disseminação da variante ômicron do coronavírus.
- Espanha volta a usar máscaras ao ar livre e Reino Unido supera 100 mil casos de covid-19 em 24 horas
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), cujo aval foi solicitado pelo executivo regional, considerou que esta prorrogação se justifica dada a "situação epidemiológica", que apresenta "neste momento características bastante desfavoráveis" na região.
As medidas restritivas, inicialmente previstas até 7 de janeiro, vão prosseguir até 21 de janeiro, segundo o tribunal, que considerou que no contexto atual o direito à "integridade física" e à "saúde" deve prevalecer sobre as demais liberdades fundamentais.
- Vídeo: homem flutua em piscina de sal no meio do deserto do Saara
- Cenário de filme "A Praia" estrelado por DiCaprio, paraíso tailandês volta a receber turistas
- VÍDEO: conheça o curioso restaurante montanha-russa e saiba como visitar
- São Paulo (SP) é eleita um dos 50 melhores destinos no mundo para viajar em 2022, segundo revista
- Hong Kong fecha suas portas a oito países e mundo para tentar conter a disseminação da variante ômicron; veja quais são
- Game of Thrones: estúdios da série abrem para visitação em fevereiro
Toque de recolher
As medidas, em vigor desde 23 de dezembro, preveem toque de recolher de 01h00 às 06h00 da manhã em todas as cidades com mais de 10.000 habitantes em que a incidência supere 250 casos por 100.000 habitantes em sete dias. Além disso, limitam em 50% os níveis de capacidade em restaurantes e em 70% em espaços desportivos e culturais. Também preveem o fechamento de boates e a limitação de reuniões privadas a um máximo de dez pessoas.
- Boa gastronomia: conheça os melhores restaurantes e bares de Porto de Galinhas
- Museu do Louvre perdeu 70% dos visitantes em 2021
- Confira 5 destinos nacionais para viajar em 2022
- Alerta de Covid-19 obriga retorno de cruzeiro que partiu 'para lugar nenhum'
- Que foto, bicho! Concurso reúne as fotos mais hilárias de animais ao redor do mundo
- 'Guerra' das capivaras gera memes e debate na Argentina; entenda
Coronavírus na Espanha
A Espanha, um dos países líderes em vacinação, enfrenta uma nova onda de casos com a disseminação da variante ômicron, muito mais contagiosa que as anteriores.
O país registrou 117.775 novos casos em 24 horas na terça-feira. A incidência foi de 2.433 casos por 100.000 habitantes em 14 dias, um dos níveis mais elevados da Europa.