Pilates como estratégia para combater e prevenir dores nas costas

Publicado em 03/01/2020 às 10:34 | Atualizado em 10/12/2021 às 12:03
Pilates fortalece os músculos do core, região central do corpo, ajudando no equilíbrio e mobilidade. Foto: Divulgação
FOTO: Pilates fortalece os músculos do core, região central do corpo, ajudando no equilíbrio e mobilidade. Foto: Divulgação
Leitura:

Pilates fortalece os músculos do core, região central do corpo, ajudando no equilíbrio e mobilidade. Foto: DivulgaçãoDor nas costas ou dor na lombar, infelizmente, faz parte da rotina de boa parte da população. Os brasileiros se queixam regularmente de incômodo durante uma caminhada ou executando atividades diárias da casa e no trabalho. Além disso, é comum ouvir até mesmo reclamações por parte de corredores profissionais. 

A sensação é de que a coluna está “travada”, fazendo com que as pessoas tenham dificuldades ao andar. Dessa forma, o pilates clássico surge como ferramenta eficiente para combater e prevenir os sintomas. A modalidade consiste na realização de uma série de exercícios em equipamentos especializados ou no chão. As sequências fortalecem a musculatura do core, região central do corpo, assim como membros superiores e inferiores.

O trabalho serve para estabilizar a coluna, garantindo melhor postura, além de melhorar a flexibilidade e mobilidade. A proposta é proporcionar bem estar para quem busca reabilitação ou qualidade de vida.

LEIA MAIS

>> Fortalecimento eficiente com o método pilates

>> Entenda por que o pilates faz tão bem para as gestantes

>> Aulas de pilates clássico para garantir qualidade de vida e longevidade   

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas de saúde. Quem sente fortes dores na coluna deve procurar ajuda especializada. Buscar por tratamentos alternativos, como o pilates, também é altamente recomendado. No entanto, é importante salientar que o pilates é um tratamento complementar, ao se sentir quaisquer dores nas costas, a avaliação de um médico é fundamental e seguir à risca o tratamento.

Últimas notícias