Os piores erros de quem faz musculação e não consegue hipertrofia

Publicado em 15/01/2020 às 10:29 | Atualizado em 15/01/2020 às 16:18
. Foto: Divulgação
FOTO: . Foto: Divulgação
Leitura:
A hipertrofia, ou ganho de massa magra, não é um processo simples e tem relação com uma série de fatores, entre os quais a genética de cada indivíduo. Ainda assim, com um programa de treinamentos bem estruturado e dieta orientada para este fim, é possível melhorar de forma significativa a composição corporal. O problema é que a desinformação ainda atrapalha muitos praticantes na obtenção dos resultados. LEIA MAIS Musculação só dá resultado com muita carga? Não é bem por aí... Musculação para um envelhecimento melhor Musculação atrapalha o crescimento dos adolescentes? Cinco mitos sobre a musculação Pensando nisso, o Blog Vida Fit  conversou com vários personal trainers, referências na área, para saber a opinião deles sobre os principais erros cometidos nas academias que impedem o ganho de massa magra pelos praticantes de musculação.

CONFIRA: 

IVAN XAVIER @ixconsultoria

Foto: Arquivo Pessoal Técnica de execução:  "É um grande erro realizar os exercícios sem a técnica correta. O resultado para hipertrofia fica bastante comprometido, principalmente por não otimizar o uso dos músculos recrutados, além de ocorrer um suscetibilidade grande a lesões".

ANDRÉ GOMES @andregomes1

Treinar o ego : "Cargas altíssimas e métodos de treino complexos não ajudarão na melhora do seu corpo. Pelo contrário, irão agredir as articulações e maiores chances de lesões. Portanto, treine consciente de que o músculo deve realizar sua máxima amplitude, numa cadência controlada, intervalos reduzidos e respeitando os limites do seu corpo".

REJANE ALMEIDA @rejanealmeidapersonal

Combinação de fatores: "Não realizar exercícios físicos planejados pelo profissional de educação física com a finalidade de hipertrofia. Quem não cuida da dieta também não deve esperar grandes resultados. Dormir mal, pois é quando ocorre a maior liberação do hormônio de crescimento, fundamental no processo da hipertrofia. Por fim, chamo atenção ainda para quem não dá cuida do mau funcionamento do intestino, pois pode interferir e prejudicar nas respostas do organismo à hipertrofia".

ALEXSANDRA OLIVEIRA @aleoliveirapersonal

Alimentação irregular: "Porque a pessoa pode treinar pesado e dormir bem, mas, se não tiver associado a uma alimentação adequada, ela não chegará ao resultado desejado. É muito difícil perder gordura corporal. Ganhar massa muscular mais ainda. Então, para o processo de hipertrofia acontecer de maneira satisfatória, tem de ser seguido de uma boa educação alimentar".

FERNANDO ARAÚJO @coach.araujo

Falta de coerência: "Muitos acham que para ganhar mais ou para perder mais têm que fazer muito exercício, colocar muita carga. Não entendem que mais vale um exercício intenso, bem direcionado, bem conduzido, com a amplitude feita de forma correta, segura. Ter controle das variáveis do exercício: cadência (velocidade de execução), quantas repetições vão ser, tudo isso. Então, para mim, o grande erro é não estabelecer uma relação coerente entre volume (de treino) e intensidade".

Últimas notícias