07
out

Musculação para um envelhecimento melhor

07 / out
Publicado por Luana Ponsoni às 17:36

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil tem 26 milhões de idosos. E a perspectiva é que, até 2027, esse número chegue a 38 milhões. O envelhecimento progressivo da população sugere reflexão imediata a respeito da maneira como essas pessoas estão adentrando o território da terceira idade. Como muitos estudos científicos já atestaram, uma das melhores formas de garantir a funcionalidade do corpo e a saúde é com a prática regular de exercícios físicos.

O melhor é que não há tempo certo para começar. Mesmo quem já passou dos 60 anos não só pode como deve abandonar o sedentarismo. Dentre as opções de atividade, a musculação é uma das modalidades nem sempre associadas aos idosos, mas que é essencial para a manutenção da qualidade de vida dessa população. Entre os benefícios proporcionados, estão maior resistência muscular, a prevenção de doenças crônicas degenerativas (como hipertensão arterial e diabetes), além dos ganhos de mais funcionalidade e independência.

“Para os idosos, o mais importante no ambiente da academia é o acompanhamento. Até para que haja a aderência deles ao treinamento. É importante o professor se mostrar presente nos atendimentos, pois eles costumam ter um pouco mais de resistência com os exercícios, já que são atividades incomuns às suas rotinas”

Eduardo Falcão, professor de musculação da Treno Fitness

De acordo com o especialista em fisiologia do treinamento personalizado, não há qualquer contraindicação à pratica de musculação pelos idosos. “A não ser nos casos em que haja alguma enfermidade que cause dor articular nesse idoso ou nos casos de hipertensão descontrolada”, comentou o profissional de Educação Física.

Professor de musculação Eduardo Falcão, da Treno Fitness, chama atenção para o caráter preventivo da musculação para a osteoporose. Foto: Arquivo Pessoal

Outro aspecto importante da musculação para quem já passou dos 60 anos e também para população em geral diz respeito ao caráter preventivo contra a osteoporose. A doença costuma acometer pessoas da terceira idade e se caracteriza por um quadro de fragilidade óssea. “A musculação ajuda também porque aumenta a circulação do cálcio no sangue, sendo importante contra osteoporose”, concluiu o professor de musculação Eduardo Falcão.

SERVIÇO

Treno Fitness – Rua Joaquim Nabuco, 677, Derby, Recife.

Telefones: (81) 3221-1780, 8101.0198(WhatsApp)

Sócio JC Clube (jcclube.com.br) tem 20% de desconto em todos os planos e isenção na taxa de matrícula


Veja também