Running

Corrida "Mova-se Contra o Câncer", neste domingo, reabre o calendário de corridas no Recife

Inscrições ainda estão abertas; kits serão entregues até este sábado (23)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 20/10/2021 às 22:10 | Atualizado em 21/10/2021 às 8:07
Notícia
X

Que rufem os tambores! As corridas de rua oficiais estão de volta à capital pernambucana! Neste domingo (24), o evento "Mova-se Contra o Câncer" inaugura esta nova fase das corridas de rua numa volta em cenário da pandemia da covid-19. A atividade chega celebrando a sua quarta edição como "Mova-se Running Recife", fazendo parte da programação do Outubro Rosa da cidade.

A largada será às 7h, no Cais da Alfândega, Bairro do Recife, com distâncias de 5 e 10 quilômetros. A chegada é no mesmo local da saída. Importante reforçar que a atividade será exclusiva para participantes vacinados, na qual 90% dos inscritos deverão estar com a segunda dose ou dose única da vacina em dia e 10% com a primeira dose e teste negativo para a covid-19. Como parte do protocolo para evitar a proliferação da doença, a largada será feita em fases, com distanciamento e uso obrigatório de máscaras. Haverá ainda pontos de hidratação e higienização.

As inscrições começaram no dia 11 de outubro, mas ainda estão abertas e podem ser feitas até o encerramento da entrega dos kits, que acontece no sábado (23), às 18h. Os cadastros estão sendo realizados através do site movase2021.vendas.store/inscricao. O primeiro lote já esgotou, e neste segundo lote, o kit custa R$ 98, contendo camisa, máscara e ZIM (pó cor rosa especial) para personalização. Segundo a organização do evento, parte das vendas serão revertidas para o Hospital do Câncer de Pernambuco

As entregas dos kits começam nesta quinta, das 12h às 18h, na loja do térreo do Paço Alfândega Office & Mall dedicado ao evento. O material segue sendo entregue nesta sexta e sábado, das 9h às 18h. Para a retirada do seu kit, você deverá apresentar comprovante de vacinação de segunda dose ou dose única ou ainda comprovante de vacinação de primeira dose e teste negativo para covid-19. Todos os participantes serão incentivados a doar 1kg de alimento não perecível no momento de buscar o seu kit.

O Mova-se Running Recife é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Regional NE) e do Hospital de Câncer de Pernambuco, com apoio da Prefeitura do Recife, e patrocínio do Instituto do Movimento.

UMA LARGADA ESPECIAL

Na saída da corrida, as crianças do Instituto do Autismo serão as estrelas da festa, que será o primeiro grande evento de rua na retomada das atividades esportivas em Pernambuco. O Instituto do Movimento também participa da corrida. Para Sidnei Marques, gerente do IM, respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo, qualquer um pode correr, desde que seja acompanhado por um profissional de educação física. "Um dos principais benefícios da corrida é a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e do risco de câncer", explica Sidnei. "Outros benefícios atrelados à prática da corrida são emagrecimento, qualidade do sono, combater a depressão, aumentar a autoestima, reduzir o risco de diabetes, infarto e AVC", conclui.

PROGRAMAÇÃO ALÉM DA CORRIDA

Além do evento esportivo, no domingo (24), a iniciativa Mova-se Running Recife vai oferecer informação sobre o câncer de mama em palestras realizadas no sábado (23). Os debates e palestras com especialistas do segmento começam a partir das 16h, no hall do Paço Alfândega, com transmissão pelo YouTube.

A programação envolve os temas Diagnóstico Precoce e Cuidado com a Prevenção, com a Oncologista clínica da NEOH oncologia D'OR e Coordenadora do serviço de oncologia de adultos do IMIP, Jurema Telles e com Candice Lima, Oncologista Clínica do IMIP e do Hospital Esperança Recife, Oncologia D'Or.

Em seguida, entra em pauta a relação entre hereditariedade e câncer, com Vandré Carneiro, diretor do programa de Câncer Hereditário e coordenador do Departamento de Cirurgia Pélvica (oncoginecologia) do Hospital de Câncer de Pernambuco.

O terceiro tema do dia vai falar sobre a importância das Atividades Físicas e da Qualidade de Vida, com o presidente do Instituto do Movimento, fundador do IMOVE e idealizador do Instituto do Autismo, Kadu Lins. "A Preservação da Fertilidade e o Sonho de ser Mãe" será abordada pelo Embriologista e Diretor Técnico-Científico do Criovidas Criopreservação, da Donare Banco de Óvulos e do laboratório de FIV da Rede Geare, Paulo Mateus e, por fim, "Os desafios que a Gravidez pós Câncer de Mama pode trazer e quais os cuidados deste pré-natal", com a ginecologista e obstetra Simone Carvalho, da clínica Isis Medicina Feminina.

 

Tags

Autor