DIA DO BRIGADEIRO

DIA DO BRIGADEIRO: veja como fazer esse doce de forma saudável e saborosa

Dia do Brigadeiro é celebrado em 10 de setembro. Trocar alguns ingredientes pode ser o pulo do gato do brigadeiro fit.

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 09/09/2022 às 23:58
X

Só de pensar em brigadeiro já dá água na boca. Se você também é assim, vai ficar feliz em saber que neste 10 de setembro é celebrado o Dia do Brigadeiro

Símbolo da confeitaria brasileira, o doce pode ser atração principal ou complemento em vários preparos, mas também um vilão na dietas. Sendo assim, trocar alguns ingredientes pode ser uma boa saída para seguir degustando o brigadeiro, mas seguir minimamente o caminho da vida fit.

Se você não quiser mudar muito a receita de brigadeiro, mas quer investir numa versão mais saudável, basta trocar o achocolatado por cacau, usar leite condensado light e manteiga ao invés de margarina.

Outra opção seria abolir a gordura da manteiga e usar apenas o leite condensado comum (que já tem gordura) e o cacau em pó, mas pode ficar um pouco mais amargo e difícil de enrolar. Nada que comer de colher não resolva!

A boa notícia é que mesmo que você não queira mudar nada na receita, não precisa se martirizar por comer um brigadeiro tradicional. Estima-se que um docinho pese cerca de 30 grama e tenha 80 calorias. Ou seja, comer um ou dois não vai quebrar tanto a rotina da dieta. Só não dá pra fazer isso um hábito.

Outra dica é consumir o brigadeiro depois do almoço, já que os nutrientes ingeridos na refeição reduzem impacto do doce na insulina.

Foto: Igo Bione/JC Imagem
Brigadeiro gourmet - Foto: Igo Bione/JC Imagem

Receita de brigadeiro funcional

Para quem está fugindo de uma quantidade alta de açúcar e carboidratos, a versão mais leve do docinho se apresenta sem glúten e sem lactose. Com base de biomassa de banana, cacau em pó e manteiga ghee, a receita integra o Cardápio Fit, elaborado pelo chef Rodrigo Nappi do restaurante 300 Cosmo Dining Room, de São Paulo, em parceria com o pessoal da Kurotel — Centro Médico de Longevidade e Spa.

Ingredientes:

  • – 3 xícaras de biomassa de banana verde (temperatura ambiente)
  • – 4 colheres de sopa rasas de cacau em pó
  • – 6 colheres de sopa rasas de açúcar mascavo
  • – 2 colheres de sopa de manteiga ghee (ou óleo de coco)
  • – 4 colheres de sopa de arroz em pó
  • – Cacau em pó ou chocolate 70% de cacau em lascas ou lâminas de castanha para decorar

Modo de preparo:

  • – Misture todos os ingredientes em uma panela e só depois leve ao fogo brando, mexendo sempre até formar um composto liso e homogêneo.
  • – Deixe cozinhar até ficar um ponto bem parecido com brigadeiro convencional.
  • – Leve à geladeira por 1 hora. Retire e enrole os brigadeiros, passando-os pelas lascas de chocolate ou castanhas.

Origem do Brigadeiro

O brigadeiro é uma sobremesa tipicamente brasileira, mas com sucesso mundial. No entanto, esse doce teve origem em circunstâncias bastante originais.

Conta a história que, em 1946, o Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente e a doceira Heloisa Nabuco de Oliveira, que o apoiava fervorosamente, inventou um docinho feito de leite condensado, manteiga e chocolate para arrecadar fundos para a campanha. As pessoas iam nos domicílios arrecadar fundos e aproveitaram para comer o brigadeiro. O sucesso foi tanto que a receita foi passada para frente e hoje é o preferido de muita gente.

10 de setembro teria sido o dia em que o Brigadeiro Eduardo Gomes foi apresentado ao doce.

Tags

Autor