A prática do alongamento pode trazer inúmeros benefícios e é usado por diversos motivos, seja para diminuir dores, evitar lesões, melhorar o desempenho.
No entanto, sempre surge a dúvida sobre o momento certo de fazê-los. O alongamento deve ser feito antes ou depois do treino?
O que é alongamento?
O alongamento é uma forma que colocamos o corpo em um determinada posição para trabalhar a mobilidade de certo tecido muscular. O músculo permanece alongado por um curto tempo, causando pequenas fissuras na fibra, deixando-as mais longas.
O alongamento pode ser inserido em vários momentos do dia a dia e traz benefícios para a saúde física.
Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo.
O alongamento estático consiste em movimentos parados, indicado para ser feito após os treinos ou exercícios, já que é um movimento de baixo rendimento.
Esse movimento pode proporcionar uma sensação de alívio ao músculo que foi trabalhado durante o exercício.
O alongamento ativo, ou mobilidade, é indicado para ser feito antes dos treinos. Ele usa movimento repetitivo e com amplitude, ativando o músculo para o treino.
Esse tipo de alongamento pode proporcionar mais resistência muscular, velocidade e dinamismo. Muito indicado para pessoas com avanço de idade que estão sofrendo com a perda da mobilidade.
Dicas para um bom alongamento
- Siga os limites do seu corpo. Os benefícios do alongamento, assim como de toda atividade física, são graduais, por isso é sempre importante ter paciência e resiliência.
- Cuidados com a execução do movimento. Em casos de dores é indicado para o movimento, se a dor persistir, procure um profissional da saúde.
- Tenha uma consciência corporal. É importante entender qual o músculo deve ser trabalho no movimento e se ele está sendo trabalhado.
- O acompanhamento de um profissional durante o período de adaptação pode potencializar seus resultados.
Com informações de ge