Como comprar uma boa creatina? Saiba o que você precisa observar

Veja abaixo dicas de como comprar uma boa creatina! É produzida naturalmente pelo corpo, mas como suplemento, traz diversos benefícios.

Publicado em 05/07/2024 às 18:27

Cuidar da saúde é fundamental, e cada vez mais, torna-se comum vermos ao nosso redor um grande número de pessoas que passaram a correr, praticar esportes, frequentar academias ou simplesmente se exercitar em casa.

Com isso, o estilo de vida muda, assim como a alimentação e os hábitos, e a suplementação passa a ser parte essencial da rotina. Entre os suplementos mais utilizados, está a creatina

O composto é produzido por nosso corpo, mas estudos mostram que a suplementação traz benefícios.

Entenda o que é o suplemento

“A substância é produzida naturalmente no nosso corpo por meio de três aminoácidos: glicina, metionina e arginina. Estes aminoácidos são encontrados em alguns alimentos de origem animal, como a carne. Ou seja, se tem um baixo consumo de carne, provavelmente terá pouca creatina”, explica a nutricionista do Hospital VITA Batel, Yasmim Amorim.

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Como suplementação, os adeptos a utilizam para aumentar o armazenamento e a produção de energia para os músculos e o cérebro.

De acordo com a nutricionista, o suplemento melhora a performance física, a energia durante o dia, o foco, a memória e a concentração. 

O uso da creatina não possui contraindicação. Apesar disso, é necessário ter a orientação de um profissional da saúde em relação à quantidade, como e quando tomar, pois a dose diária pode variar de 2 a 5 gramas por dia.

Como escolher a creatina?

Além da orientação de um profissional, é necessário se atentar na hora de escolher qual creatina comprar.

Uma boa creatina deve conter apenas creatina na lista de ingredientes. Pode aparecer como “creatina monohidratada pura”, e não deve incluir outros itens, como adoçantes, aromatizantes, entre outros aditivos.

Recentemente, algumas marcas foram reprovadas em testes da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) por conta de falsificações e impureza do composto.

A variação máxima de concentração permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 20%, mas algumas marcas chegaram a 100%, o que significa que o produto comercializado não era creatina.

A pureza garante a segurança do consumo e melhores resultados para quem a usa como suplemento em busca de performance. “A creatina mais pura será a com o selo Creapure, que garante pureza e qualidade do produto.", destaca Yasmim.

VEJA TAMBÉM:

Como é feita a verificação da pureza?

A Kasvi, empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas, oferece insumos para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra.

Os reagentes e colunas HPLC comercializados pela empresa são ideais para testes de pureza e análise de compostos, proporcionando resultados precisos e confiáveis, principalmente para garantir a pureza da creatina e de outros compostos no laboratório.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor