Treino para grávidas: saiba como se movimentar na gravidez com segurança
A gravidez nem sempre é um período fácil e a atividade física pode ajudar nesse momento. Confira como usar o treino como um aliado durante a gravidez
Se movimentar durante o período da gravidez é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê. Mas o que fazer para movimentar o corpo é uma dúvida de muitas.
Por isso, separamos informações sobre o treino na gravidez. Confira abaixo!
Pode treinar na gravidez?
Somente um especialista é capaz de avaliar a situação física da mãe e liberá-la para a atividade física. No entanto, de forma geral, mulheres que já fazem atividades físicas podem, sim, fazer exercícios físicos durante a gravidez.
“Se a mulher já costuma treinar, o ideal é diminuir um pouco a intensidade das atividades”, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O treino na gravidez serve para manter a rotina saudável e o bem-estar da mãe. Por isso, o indicado é reduzir 30% da carga diária.
Agora, as mulheres sedentárias devem lembrar que a atividade física é essencial para a saúde. Portanto, é recomendável fazer exercícios físicos, desde que sejam leves.
> 4 benefícios surpreendentes do Pilates na gravidez
Um estudo recente publicado na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise, dos Estados Unidos, mostrou que recém-nascidos cujas mães se exercitavam desenvolveram atividades motoras mais rápido do que outros bebês.
As descobertas dessa análise aumentam ainda mais as evidências de que a atividade física não só fortalece as gestantes, mas também os bebês.
Dicas de qual melhor treino para a gravidez
Do 1° ao 3° mês (13° semana): essa é a fase inicial, quando a gravidez ainda está se desenvolvendo no corpo da mulher. O indicado são atividades de baixo impacto.
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
De 4° a 6° mês (27° semana): se a mulher ainda não teve um aumento significativo de peso ou uma alteração significativa no centro de gravidade ou na posição da coluna, é possível que ela inicie atividades um pouco mais intensas.
Até o 9° mês (40° semana), a mulher já apresenta um feto bastante desenvolvido e com uma grande proeminência no abdômen.
Assim, é indicado fazer exercícios em que as mulheres possam ficar com a coluna apoiada o tempo todo. Dê preferência a posições que não demandam muito equilíbrio.
Neste momento, atividades aquáticas são uma boa opção.
O treino durante a gravidez pode auxiliar em:
- Facilitar o momento do parto;
- Preparar o corpo para o parto;
- Melhor recuperação pós-parto.
Com informações de Smart Fit
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”